PARLAMENTAR JORDANIANO LIDERA AMEAÇAS DE CONSTRUÇÃO DE UM NOVO GASODUTO DE ISRAEL PARA JORDÂNIA | PetroNotícias





PARLAMENTAR JORDANIANO LIDERA AMEAÇAS DE CONSTRUÇÃO DE UM NOVO GASODUTO DE ISRAEL PARA JORDÂNIA

AAAAO primeiro gasoduto de Israel para a Jordânia foi construído na área de Sodoma no Mar Morto em 2017, com o objetivo de fornecer gás do reservatório de Tamar para clientes particulares na Jordânia. Um segundo oleoduto planejado para a área de Beit Shean deve fornecer gás do reservatório de Leviathan à Companhia Nacional de Eletricidade da Jordânia (NEPCO). Mas esta construção está enfrentando muita pressão de um grupo de parlamentares jordanianos liderados pelo parlamentar  radical  Tariq Khoury que está fazendo todos os esforços para boicotar a construção, inclusive com ameaças de explodir o gasoduto.

O parlamentar jordaniano falou  à margem de uma entrevista coletiva realizada pelo deputado Saleh Al-Armounti, revelando informações sobre o acordo sobre o gás e discutindo o que ele chamou de   “desinformação” do governo jordaniano sobre o acordo. Israel fez acordos para exportar gás natural para a Jordânia e também para o Egito. Em fevereiro de 2018, Delek Drilling e Noble Energy, com sede em Houston, assinaram um contrato de US$ 15 bilhões para fornecer 64 bilhões de metros cúbicos de gás natural ao Egito a partir dos campos de gás de Tamar e Leviathan, localizados ao largo de Israel. Também no ano passado, as empresas e a parceira egípcia East Gas concordaram em adquirir uma participação de 39% na East Mediterranean  Gas SAE, proprietária do gasoduto EMG de 90 km que liga a rede de gás israelense de Ashkelon à rede egípcia perto de El- Arish, por US$ 518 milhões. O acordo permite que as empresas operem o gasoduto, que ficou inativo desde 2012, quando o Egito acabou com as exportações de preço reduzido para Israel, depois da escassez de oferta e repetidos ataques à infraestrutura.

A entrega inicial de gás através do gasoduto EMG que liga as redes israelense e egípcia deverá ocorrer a partir do campo Tamar já operacional, localizado a 80 km. na costa de Haifa, para a Dolphinus Holdings Limited no Egito. Uma vez que o campo de Leviathan, situado a 130 km de Haifa,  torna-se operacional até o final de 2019, os parceiros esperam vender pelo menos 9,91 milhões de m3. de gás natural por dia para clientes contratados no Egito.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of