GRUPO DE EXECUTIVOS CRIA INICIATIVA PARA AUXILIAR PROFISSIONAIS QUE FORAM AFETADOS PELA CRISE ECONÔMICA | PetroNotícias





GRUPO DE EXECUTIVOS CRIA INICIATIVA PARA AUXILIAR PROFISSIONAIS QUE FORAM AFETADOS PELA CRISE ECONÔMICA

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

A crise que jogou a economia do Brasil em uma severa estagnação ainda reverbera na vida de muitos profissionais. Muitos perderam seus empregos dentro de um cenário onde as empresas cortaram gastos e enxugaram seus quadros para buscar a sobrevivência. De olho nessa situação, um grupo de executivos se reuniu para criar o Reconecte, um evento cujo objetivo é inspirar pessoas que deixaram o mercado de trabalho, mas que estão buscando a recolocação. O encontro teve a sua primeira edição na Firjan, no Rio de Janeiro, e foi inicialmente idealizado pelo executivo Marcelo Campos, da Roxtec. “Para o profissional, um dos principais desafios é se manter em constante atualização,  já que vivemos um momento de rápidas mudanças e muitos avanços na era digital”, afirmou. O evento foi considerado um sucesso, com quase 200 participantes, o que motivou os organizadores da iniciativa a criar o Reconecte São Paulo, que acontecerá no dia 13 de agosto, no auditório da ABIMAQ, em São Paulo.

Quais foram os objetivos centrais do evento?

O objetivo do evento principal foi motivar e inspirar pessoas que perderam seus empregos durante a crise, trazendo conhecimento e muita motivação de grandes profissionais que se reuniram de forma voluntária para ajudar e contribuir para mudar o cenário carioca.

O evento foi inicialmente idealizado por mim, mas seria impossível a sua realização sem a organização de Natalia Azeredo, da Dinamus Consultoria, contando com um apoio de peso da Firjan, Abimaq com a ajuda de Marcos Perez e da KPMG.

Quais são os principais desafios para os profissionais atualmente, levando em conta as mudanças que estão ocorrendo no mercado?

Marcelo Campos

Marcelo Campos

Para o profissional, um dos principais desafios é se manter em constante atualização,  já que vivemos um momento de rápidas mudanças e muitos  avanços na era digital. Como mencionou o partner da KPMG, Victor Venâncio Dias, o momento é da Indústria 4.0, que significa repensar inovação em todos os sentidos.

Além disso, os profissionais precisam ser empreendedores, definir claramente seus objetivos como bem lembrou Rafael Araújo, Diretor de RH da Mayer Brown em Houston, em sua palestra onde contou sua história profissional e de vida. Já o CEO do Clube Mídia, Pedro Dias, fez analogias entre empreender e estar pronto para enfrentar desafios e situações novas na hora de abrir uma empresa.

Poderia citar as principais competências exigidas atualmente pelas empresas?

Competências essenciais no mundo moderno, segundo Rui Bezerra, CEO do Canal Integridade, são, certamente, a ética, o comprometimento com resultados e a tenacidade.

Já Vera Lorenzo, CEO do Fala Idiomas & Treinamentos e especialista em Linkedin, explicou que é importante realmente se interessar por pessoas genuinamente, se comprometer com objetivos, ajudar para ser ajudado, trabalhar em times com alegria e positividade. O coletivo é que faz o sucesso da empresa.

E, claro, é essencial se manter em atualização constante, aprendendo e estudando, enquanto a vaga perfeita não surge para o candidato.

Poderia apontar as principais carências identificadas nos profissionais de hoje e como superá-las?

Os profissionais que buscam recolocação precisam entender a importância do real interesse pela empresa e pelo entrevistador. Muitos subestimam o quanto isso pode criar uma boa imagem e boa reputação, como explicou a recrutadora da OLX, Nicole Roussille.

Já Beralda Lima, Coordenadora do Núcleo de Carreira da FGV, e Angelo Neri, Gerente Sr. de gestão de carreira da Vale, o profissional deve trazer de volta três habilidades que tínhamos na infância e que esquecemos de praticar: perseverança, curiosidade e criatividade. Isto nos leva para frente e ao longe em nossos objetivos.

Infelizmente, o país ainda está com um alto grau de desemprego. Qual o primeiro passo para um profissional conseguir a recolocação?

AC_Reconecte-106Segundo Carlos Afonso e Cristiane Paladino, da Expert, os profissionais precisam se preparar, melhorar o seu Linkedin como bem frisou Vera Lorenzo, estudar o mercado, a empresa, interagir com headhunters e RHs. E conhecer bem suas competências para alinhar com a vaga que busca.

Já Vera Lorenzo, especialista em Linkedin, explicou que cada pessoa precisa definir sua persona profissional tanto no Linkedin, como no currículo e na entrevista, deixando claro que imagem quer passar para o recrutador ou RH. É a partir do Linkedin que se cria uma imagem inicial do profissional que se busca e, por este motivo, é fundamental definir bem através de imagens e da história que você conta que profissional você é, sem esquecer que as recomendações contam como referências de peso a respeito do candidato.

Quais serão os próximos passos/eventos do Reconecte?

O Reconecte foi um absoluto sucesso no Rio de Janeiro, com quase 200 participantes que saíram da Firjan animados e felizes com a oportunidade. Isso nos estimulou a criar o Reconecte São Paulo, que acontecerá no dia 13 de agosto, no auditório da ABIMAQ, em São Paulo. Em breve mais informações.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Manoel Simplicio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] LEIA A ENTREVISTA COMPLETA NO NOSSO SITE. […]

Manoel Simplicio
Visitante
Manoel Simplicio

Belíssima contribuição para levantar o ânimo dos milhões de desempregados existentes no Brasil. Iniciativas como essa nos faz acreditar nas pessoas de boa fé. Esse tipo de evento deveria ser aplicado nas diversas capitais brasileiras.