AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA CRIA COMISSÃO GLOBAL PARA AÇÃO URGENTE SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA | PetroNotícias





AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA CRIA COMISSÃO GLOBAL PARA AÇÃO URGENTE SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

fatih birolA Agência Internacional de Energia (AIE) está se unindo a membros de governos de diferentes países para examinar como o progresso mundial na eficiência energética pode ser rapidamente acelerado por meio de novas e mais fortes ações políticas. Para tal, a entidade criou uma comissão global independente de alto nível, composta por ministros de diferentes nações, altos executivos e líderes de pensamento de todo o mundo. A ideia do grupo é produzir uma lista concisa de recomendações até o próximo ano.

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, será o presidente honorário da Comissão de Ação Urgente sobre Eficiência Energética da AIE. “Estou muito contente que o primeiro-ministro Varadkar e outras figuras eminentes de todo o mundo tenham concordado em dedicar sua energia e idéias a este projeto vital”, comemorou o Diretor Executivo da IEA, Fatih Birol (foto). “É imperativo que o progresso da eficiência energética global volte aos trilhos”, acrescentou.

Dados apresentados pela própria AIE apontam que a implementação de políticas diminuiu e o progresso da eficiência está enfraquecendo. Enquanto isso, as emissões globais de CO2 relacionadas à energia aumentaram no ano passado na maior taxa desde 2013, afirmou a agência. A instituição considera que mais do que qualquer combustível individual, a eficiência energética tem um papel central a desempenhar no cumprimento das metas globais de energia sustentável.

Nas contas da agência, com as políticas certas, a economia global poderia dobrar de tamanho até 2040, mantendo ainda o mesmo nível de uso de energia de hoje. A AIE acredita que essas medidas permitiriam que o mundo atingisse mais de 40% dos cortes de emissões necessários para atingir as metas climáticas internacionais usando tecnologias de baixo custo já disponíveis.

A AIE vê a eficiência energética como crítica para transições bem-sucedidas de energia limpa”, disse Birol. “Tem um enorme potencial para começar a fazer uma diferença imediata se os governos agirem agora e agirem de forma decisiva”, complementou. O foco do novo painel de eficiência energética estará nas principais ações políticas que podem ser tomadas pelos países em todo o mundo.

As previsões da agência indicam que se os países implementarem todo o potencial economicamente viável de eficiência energética disponível hoje, os consumidores em todo o mundo poderão economizar mais de meio trilhão de dólares por meio de projetos de energia mais baixos até 2040. “Mas isso exigirá uma ação firme e rápida dos governos”, declarou a AIE.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] LEIA A MMATÉRIA COMPLETA NO NOSSO SITE. […]