ESTATAL BOLIVIANA YPFB QUER COMPRAR PARTICIPAÇÃO DA PETROBRÁS NO GASBOL | PetroNotícias





ESTATAL BOLIVIANA YPFB QUER COMPRAR PARTICIPAÇÃO DA PETROBRÁS NO GASBOL

ypfbA estatal do petróleo da Bolívia, a YPFB, quer comprar uma parte da participação da Petrobrás no Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). Hoje, a empresa brasileira detém 51% na operadora do ativo, a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), enquanto a companhia estrangeira possui uma fatia de 12%.

A YPFB disse que uma possível ampliação de sua presença no Gasbol vai permitir que a empresa negocie diretamente com as distribuidoras de gás natural e com indústrias do setor privado. Como se sabe, a Petrobrás anunciou nesta semana que venderia sua parte na TBG. A medida faz parte do acordo que a estatal brasileira firmou com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para diminuir sua presença no mercado de gás natural.

A TBG é responsável por entregar até 30 milhões de m³/dia de gás natural para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil por meio do Gasbol. O gasoduto começa na localidade boliviana de Rio Grande, 40 quilômetros ao sul de Santa Cruz de la Sierra. Ao cruzar a fronteira, a linha entra em solo brasileiro por Corumbá (MS). A partir daí, o transporte do gás natural é de responsabilidade da TBG.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of