BOLÍVIA PRETENDE INICIAR OPERAÇÃO DE REATOR NUCLEAR EM 2021 | PetroNotícias





BOLÍVIA PRETENDE INICIAR OPERAÇÃO DE REATOR NUCLEAR EM 2021

boliviaCNSTA Bolívia está construindo o seu Centro de Tecnologia e Pesquisa Nuclear, que contará com um reator que será usado para pesquisa científica e na formação dos estudantes. A unidade, de 200 kW de potência, deve entrar em operação no ano de 2021.

O centro que a Bolívia está construindo é fruto de uma parceria com a russa Rosatom. O espaço será composto por três pilares: um centro de medicina nuclear com um cíclotron (tipo de acelerador de partículas), um equipamento de raios gama e o já citado reator experimental de baixa potência. O projeto deve receber mais de US$ 300 milhões em investimentos, com capacidade funcional de 50 anos.

No caso do centro de medicina, serão produzidos isótopos de vida curta. Eles são a matéria prima para a produção de fármacos radiológicos, que por sua vez serão usados diagnóstico e ao tratamento de doenças. Já no caso do reator, além de sua utilização científica, poderá ser usado na indústria e em pesquisas aplicadas.

Hoje, o projeto, fornecimento e construção do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear estão em andamento de acordo com os termos do contrato. Até o final de 2019, teremos construído o Complexo Pré-Clínico de Radiofarmácia Cyclotron, o que significa que o centro entrará em operação este ano. Vamos terminar totalmente a construção do centro em 2022”, explico o gerente de projeto de construção do centro, Sergey Musayelian.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of