CONSUMO DE GÁS NATURAL NO BRASIL CRESCEU 4,6% EM MAIO | PetroNotícias





CONSUMO DE GÁS NATURAL NO BRASIL CRESCEU 4,6% EM MAIO

Augusto SalomonO consumo de gás natural no Brasil no mês de maio chegou a 54,45 milhões de metros cúbicos por dia, um crescimento de 4,67% na comparação com abril. No entanto, o volume é 8,4% menor ante o mesmo mês de 2018. O dado faz parte de um novo levantamento apresentado pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

O relatório ainda indica que o consumo industrial subiu 1,33% em relação a abril. O setor também mostra uma evolução de 3,32% no acumulado do ano frente à média de janeiro a maio de 2018.

É verdade que, em maio, a base de comparação é com os números de 2018, então impactados pela greve dos caminhoneiros. Mas crescimento de 3,32% no acumulado da indústria (acima do PIB até aqui) mostra que essa evolução tem consistência. Nossa expectativa é que, com as medidas certas para o setor de gás, esse crescimento possa ser ainda mais sólido no futuro”, afirmou o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

O consumo de Gás Natural Veicular (GNV) apresentou crescimento de 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior e acumula alta de 6,1% em 2019. No setor residencial, houve recuo de 8,4% na comparação com maio de 2018. “A retração é sazonal uma vez que as temperaturas estiveram mais elevadas em 2019, reduzindo o consumo residencial no período”, explicou a Abegás. Já a área comercial cresceu 4,4%, usando a mesma base de comparação. Outra elevação verificada foi na geração elétrica – o consumo termelétrico subiu 20,1% em relação a abril.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of