FAZSOL ENERGIA INAUGURA SUA PRIMEIRA USINA SOLAR NO DISTRITO FEDERAL

downloadA Shizen Energy, uma startup japonesa de energias renováveis fundada em 2011, e a Espaço Y, empresa brasileira de empreendimentos imobiliários, concluíram  a construção da sua primeira usina de energia solar no Brasil, instalada no Distrito Federal. As duas empresas usam a sua marca no Brasil, a FazSol Energias Renováveis. A planta, localizada no núcleo rural de Capão Seco, em Paranoá, tem capacidade instalada de aproximadamente 1,1 MWp, e fornecerá energia para a população de Brasília e cidades satélites. Com obras iniciadas em de janeiro de 2019, a usina entrou em operação nesta semana.

O projeto usa parte da terra de uma fazenda local que produz pimenta e tomates orgânicos.  Os usuários da energia produzida neste projeto serão registrados no sistema de geração distribuída da ANEEL, na modalidade autoconsumo remoto, e serão beneficiados com desconto no valor final da sua conta de energia, além de se tornarem produtores de energia renovável.

Kenji Kawado, diretor da Shizen Energy, disse que  “Estamos muito felizes com a conclusão da construção da nossa segunda usina no exterior. É importante promover o uso de energia renovável, principalmente em lugares como o Brasil, onde a demanda por eletricidade deve ter aumento significativo. A partir deste projeto, dedicaremos mais esforços para o desenvolvimento e divulgação da geração de energia renovável de uma forma que influencie a maneira como o consumo de energia das pessoas acontece. A companhia espera trabalhar em outros projetos no país.”

Bruno Suzart, gerente da Shizen no Brasil, está otimista com o mercado brasileiro: “A Shizen Energy acredita no potencial do mercado brasileiro de energia e, por isso, deu início as suas operações no país em 2018 iniciando, em seguida, uma parceria com a Espaço Y. Os primeiros frutos desse trabalho resultaram no desenvolvimento deste projeto piloto, mas temos planos para para construir mais de 20MW de energia solar.

Para a Shizen, o desenvolvimento de matrizes energéticas sustentáveis é a maneira que a companhia encontrou para criar energia para o futuro e, mais importante, mudar o modo como as pessoas e as organizações usam esse ativo. O Brasil está entre os 10 maiores consumidores de eletricidade do mundo, apresentando um perfil positivo de aumento da demanda nos próximos anos. A energia renovável representa 80,3% da capacidade instalada de geração de energia, tendo como principal fonte a energia hidrelétrica. No entanto, o forte apoio político tem promovido outras tecnologias, como a energia eólica e a solar, que estão se desenvolvendo rapidamente desde 2012.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of