UZBEQUISTÃO AMPLIA NÚMERO DE USINAS QUE IRÁ CONSTRUIR NOS PRÓXIMOS ANOS

índiceO Uzbequistão decidiu que agora quer construir quatro usinas de energia nuclear e não apenas duas, segundo o ministro da Energia do país, Alisher Sultanov. Os planos da nação de incluir a energia nuclear em sua matriz energética foram revelados no ano passado, após a assinatura de um acordo de cooperação com a Rússia.

As duas unidades que estamos construindo, com 1200 MW cada, serão seguidas por mais duas unidades. O local escolhido leva em conta a localização de quatro unidades”, disse Sultanov. A primeira usina nuclear do Uzbequistão será composta de dois reatores VVER-1200, da Rosatom, comissionados em 2028 e 2030, em um local próximo ao Lago Tuzkan, no distrito de Farishsky.

Apesar do atraso em relação à geração de energia, o país está envolvido no estudo de tecnologias nucleares há 60 anos e seu Instituto de Física Nuclear da Academia de Ciências opera um reator de pesquisa de 10 MW.

Os dois primeiros reatores da russa Rosatom adicionarão 21 TWh de eletricidade por ano no Uzbequistão e, em 2030, será responsável por quase 18% da geração total de eletricidade no território.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of