OXITENO TRABALHA EM NOVAS SOLUÇÕES PARA REDUZIR TEMPO NECESSÁRIO PARA PERFURAÇÃO DE POÇOS

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Alexandre Mesquita (1)As perspectivas para as empresas que atuam dentro do segmento de perfuração são relativamente positivas, tendo em vista a retomada dos leilões e o número de campos que entrarão na fase de exploração daqui para frente. Algumas companhias já estão, inclusive, desenvolvendo novos produtos e soluções para atender a demanda específica desse segmento do mercado de óleo e gás. Um exemplo disso é a Oxiteno, que está trabalhando em dois projetos para fluidos de perfuração. O objetivo é oferecer uma performance diferenciada na construção de poços e uma redução no tempo requerido para perfurações, conforme releva o Head de negócios global para Petróleo e Gás da companhia, Alexandre Mesquita. Um dos projetos envolve o desenvolvimento de um lubrificante de alta performance enquanto o outro se refere a um limpador que mantém sua capacidade mesmo em baixas temperaturas. “Estamos constantemente ampliando o nosso portfólio para auxiliar nossos clientes em seus desafios diários. Atualmente, para o mercado nacional, estamos focados em desenvolver novas soluções para aplicações de Sequestro de H2S, Casing Cleaners e Emulsifiers [emulsificadores] de alta performance”, acrescentou Mesquita.

Qual tem sido o foco de atuação da empresa no setor de óleo e gás atualmente?

A Oxiteno oferece flexibilidade, excelência operacional e um diversificado portfólio de soluções para o mercado de Petróleo e Gás. Usamos nosso vasto conhecimento em surfactantes e solventes para criar, com nossos clientes, tecnologias para todas as etapas do processo, desde a exploração até a produção, em ambientes onshore e offshore, até o refino. Para atender às diferentes necessidades dessas etapas, desenvolvemos soluções de alta performance para Perfuração, Estimulação, Otimização da Produção, Garantia de Escoamento e Integridade de Ativos.

Quais os principais produtos para este segmento?

Temos um diversificado portfólio de produtos que garantem a alta performance e estabilidade requerida para responder aos desafios encontrados nas etapas de extração do petróleo. Para as atividades de perfuração, por exemplo, oferecemos  uma linha completa de soluções: a linha ULTROIL LB de lubrificantes é composta por substâncias com alta biodegrabilidade e baixa toxicidade; a linha ULTROIL WM compreende agentes de limpeza que atuam em resíduos de óleo, deixando poços, tubulações e superfícies metálicas livres de depósitos. Para a etapa de estimulação dos poços, os preventores de emulsão da linha ULTRAWET evitam que o óleo se misture com os fluidos injetados, aumentando a eficiência de operações de estimulação. Visando a otimização da produção, ofertamos a linha ULTROIL EB que garante a qualidade das diferentes fases e promove o aumento da produtividade na recuperação do óleo. Para garantir a integridade dos equipamentos usados na exploração e produção, ressaltamos a linha ULTROIL® CI na prevenção da corrosão. Por fim, a linha ULTROIL DH assegura a eficiência e segurança no escoamento dos fluidos produzidos e garante um bom fluxo de petróleo e água.

Pode citar os principais projetos em andamento da empresa nesse segmento?

Estamos trabalhando em dois projetos para fluidos de perfuração que buscam proporcionar aos nossos clientes uma performance diferenciada na construção de poços e uma redução no tempo requerido para perfurações. O primeiro projeto é o desenvolvimento de um lubrificante de alta performance que tem o objetivo de proporcionar uma excelente taxa de penetração da broca. O outro projeto, que está em fase final, é o desenvolvimento de um cleaner de alta performance que mantém sua capacidade de limpeza mesmo em baixas temperaturas, e otimiza o processo de troca de fluidos da perfuração à completação de poços.

E quais são as perspectivas de crescimento nesse mercado de óleo e gás para este ano e os próximos?

Existem perspectivas de crescimento sustentável para o segmento de Petróleo e Gás, tanto no curto quanto no médio e longo prazo, seguindo o fortalecimento da indústria com o preço do barril de petróleo em um patamar em que acreditamos estar acima do breakeven da maior parte dos projetos nacionais.

A empresa pretende lançar em breve algum novo produto para o setor?

Estamos constantemente ampliando o nosso portfólio para auxiliar nossos clientes em seus desafios diários. Atualmente, para o mercado nacional, estamos focados em desenvolver novas soluções para aplicações de Sequestro de H2S, Casing Cleaners e Emulsifiers de alta performance.

Como a Oxiteno planeja continuar crescendo na área de óleo e gás?

A Oxiteno tem como um de seus principais pilares investir em pesquisa e desenvolvimento a fim de contribuir para o crescimento constante do setor. A inovação permeia todas as áreas da empresa, o que permite o desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades dos clientes e causem menos impactos socioambientais. Vemos a CoCriação como um grande potencial para o futuro do mercado de Petróleo e Gás, entregando soluções de alta performance em um mercado sempre muito competitivo.

Existem negociações para novos contratos em andamento?

De acordo com políticas de confidencialidade, a Oxiteno não comenta negociações em andamento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of