EMPRESA, TÉCNICOS E MARINHA CHILENA TRABALHAM NA LIMPEZA DE UM DERRAMENTO 40 MIL LITROS DE ÓLEO NO SUL DO PAÍS | PetroNotícias





EMPRESA, TÉCNICOS E MARINHA CHILENA TRABALHAM NA LIMPEZA DE UM DERRAMENTO 40 MIL LITROS DE ÓLEO NO SUL DO PAÍS

ccccO extremo sul do Chile foi atingido, no sábado (27), por um derramamento de cerca de 40 mil litros de óleo em um terminal de uma remota ilha da Patagônia, durante um procedimento da mineradora CAP, um dos principais grupos de mineração do país.  A Companhia Siderúrgica Huachipato, subsidiária da CAP, informou que suspendeu todas as operações no minério de calcário na Ilha do Guarello, para concentrar-se nas atividades de limpeza dos 40 mil litros de óleo diesel derramados no terminal marítimo.

O gerente de sustentabilidade, Pablo Pacheco, afirmou que todos os protocolos estabelecidos para este tipo de incidentes operacionais foram ativados. Ações permitiram recuperar 15 mil litros de água contaminada. Ele disse que a empresa está fazendo todos os esforços para manter a situação sob controle e reduzir os impactos, apesar das complexas condições climáticas que prevalecem na região. Em nota a companhia informou que  “após o incidente, a extração de hidrocarbonetos do cxxzambiente marinho começou imediatamente, com o trabalho incansável e comprometido de cerca de 30 pessoas. As tarefas incluíram a instalação de uma luva de recipiente de plástico de 50 metros, o que impede o avanço do diesel, e o uso de bombas de sucção, entre outras medidas.” 

A balsa Elicura” e o barco de patrulha oceânica Marinero Fuentealba chegaram à Ilha Guarello, organizada pela Terceira Zona Naval da Marinha, para cumprir suas tarefas de inspeção,  apoiar os esforços da companhia e para controlar definitivamente o derrame. Nas próximas horas, a barcaça “San Andrés” será acrescentada a este trabalho, contratada pela Companhia de Aço Huachipato para apoiar a limpeza e o monitoramento, com 11 especialistas que possuem diversos materiais e equipamentos para cumprir o plano de ação da empresa, preparada para estas situações. As autoridades locais informaram, que o derramento não é de petróleo, mas de um produto refinado como o diesel.

bbbO governo chileno determinou a abertura de uma investigação para determinar as causas do derramamento e apurar as responsabilidades. Há uma preocupação das autoridades que se mobilizaram rapidamente. A zona afetada faz parte da região do extremo sul do Chile, uma das zonas com as águas mais limpas do planeta e um rico ecossistema marinho que pode ser fortemente afetado por este vazamento. Oportunistamente, como sempre, o Greenpeace faz um diagnóstico sombrio, mas sem qualquer conhecimento real do acidente, pois não esteve  na região do acidente até agora. Ele Diz que o derramamento de óleo em Puerto Natales terá  consequências que podem ser devastadoras”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of