GANA DÁ MAIS UM PASSO PARA A CONSTRUÇÃO DE SUA PRIMEIRA USINA NUCLEAR

cxxO governo de Gana aprovou a  criação de uma organização responsável pela construção e operação da primeira usina nuclear de Gana. O anúncio foi feito pelo Vice Presidente Mahamudu Bawumia  Falando na inauguração de três instalações da Comissão de Energia Atômica do Gana (GAEC) em Acra, capital do país, Bawumia disse que o governo já havia liberado recursos para apoiar o processo de seleção de uma usina nuclear: “O gabinete também aprovou a criação de uma organização para supervisionar a construção e operação da primeira usina nuclear de Gana e acredita que isso também ajudará a nossa busca para atingir algumas das metas de desenvolvimento sustentável, especificamente, boa saúde e bem-estar, como bem como educação de qualidade, que irá transformar o nosso mundo. ” De acordo com a Associação Nuclear Mundial, a produção de eletricidade de Gana consistiu em combustíveis fósseis e hidrelétricos.

O governo anunciou em 2007 que planejava introduzir energia nuclear em bases de segurança energética, e em 2012 o ministério da energia criou a Organização do Programa de Energia Nuclear de Gana. Isso é responsável pelo desenvolvimento de estruturas legais e regulatórias e pela coordenação das atividades das partes interessadas. O ministério identificou três locais potenciais para uma usina nuclear.A Legislação para estabelecer um órgão regulador nuclear independente, a Autoridade Reguladora Nuclear do Gana – um pré-requisito para a operação de uma usina nuclear – foi aprovada pelo parlamento em agosto de 2015.

O GAEC foi criado em 1963 para introduzir ciência e tecnologia nuclear no país. Seu reator de pesquisa chinês de 30 kW foi convertido pelo Instituto de Energia Atômica da China para funcionar com urânio de baixo enriquecimento em 2017, o primeiro reator de fonte de nêutrons em miniatura projetado pela China (MNSR) para ser convertido. Como o Reator de Pesquisa com Baixo Teor de Urânio Enriquecido, foi uma das três instalações do BCAA a ser formalmente comissionada por Bawumia. Os outros eram o International MNSR Training Facility e os Laboratórios do Instituto de Pesquisa em Ciências Radiológicas e Médicas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of