ACORDO MERCOSUL-UNIÃO EUROPEIA PROVOCA DEBATE SOBRE COMPETITIVIDADE E DEFESA DA NOSSA POLÍTICA COMERCIAL | PetroNotícias





ACORDO MERCOSUL-UNIÃO EUROPEIA PROVOCA DEBATE SOBRE COMPETITIVIDADE E DEFESA DA NOSSA POLÍTICA COMERCIAL

xxxxxA Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizam amanhã ( 12) um debate sobre o tema “Competitividade e política de defesa comercial”, que acontece na sede da FGV, em Brasília. Com a conclusão do  acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, a política de defesa comercial passou a ter maior importância no fluxo de comércio e na solução de controvérsias. A ideia do seminário é reunir a iniciativa privada, a academia e o governo para analisar como o Brasil pode aproveitar as melhores práticas do mecanismo a favor do país e como isso pode ajudar a aumentar a competividade brasileira.

Durante o seminário, o economista Gesner Oliveira(foto), da GO Associados, irá apresentar o estudo “A política de defesa comercial x interesse público”, encomendado pela Abiquim. Além das autoridades brasileiras, especialistas internacionais irão apresentar boas práticas e mostrar como funciona a defesa comercial em seus países. O seminário será no Auditório da FG de Brasília, com início marcado para as 9 horas. Veja a Programação:

9h – Abertura

Marcos De Marchi – Presidente do Conselho Diretor da Abiquim

Lucas Pedreira do Couto Ferraz – Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia

9h30 – Gesner Oliveira – Presidente da GO Associados – Apresentação do estudo: “A política de defesa comercial x interesse público”

10h00 – Fernando de Magalhães Furlan – Sócio-Diretor da Furlan Associados Consultoria – O devido processo administrativo na defesa comercial e o interesse público

10h45 – O sistema de defesa comercial e os desafios da avaliação de interesse público no Brasil e no Mundo

Amanda Athayde Linhares Martins – Subsecretária de Defesa Comercial e Interesse Público

Aluísio Lima-Campos – Presidente do Instituto Brazilian International Trade Scholars (ABCI)

Michele Villani – Chefe da Seção de Comércio da Delegação da União Europeia no Brasil

11h45 – Governança e rito processual em matéria de defesa comercial

Marco César Saraiva da Fonseca, Ex-Diretor do Departamento de Defesa Comercial (DECOM)

13h – Encerramento

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of