UCRÂNIA USA TECNOLOGIA DA HOLTEC PARA ARMAZENAR COMBUSTÍVEL NUCLEAR A SECO

SSSSA Energoatom,  operadora de usinas nucleares da Ucrânia, completou os testes funcionais dos contêineres HI-TRAC e HI-STAR 190 da Holtec International na unidade 3 da usina nuclear de Rovno. A instalação foi feita durante a interrupção da manutenção programada do reator VVER-1000. O CSFSF será uma instalação de armazenamento a seco, em que o combustível usado será armazenado em latas de aço inoxidável de parede dupla. É a mesma tecnologia que a Holtec está construindo para armazenar os combustíveis das unidades do complexo nuclear de Angra.

A instalação significará que a Ucrânia não terá mais que gastar US$ 200 milhões a cada ano em seu acordo com a Rússia para transportar e reprocessar o combustível nuclear usado. A tecnologia produzida pela Holtec dos Estados Unidos, que será testada na unidade 4, em outubro, além das unidades 1 e 2,  em novembro. O combustível nuclear usado será transportado para a Central de Armazenamento de Combustível Usado (CSFSF), que está em construção.

A Energoatom disse que os testes na unidade 3 demonstraram que o equipamento atende aos requisitos dos sistemas do CSFSF e aos critérios do projeto em termos de garantia de qualidade e segurança. Pavel Pavlyshyn, diretor geral da fábrica de Rovno, disse que os testes funcionais foram realizados após o trabalho para reconstruir os corredores de transporte das unidades do reator. Pavel Sidorenko, chefe de manutenção da fábrica de Rovno, disse que “Tivemos uma experiência positiva com o equipamento. Testes complexos permitiram que pequenas inconsistências fossem reveladas com o objetivo de eliminá-las para assegurar o futuro de operações tecnológicas seguras e confiáveis”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of