ESTUDO SOBRE PREVISÃO DE FRETES PARA NAVIOS PETROLEIROS SERÁ PREMIADO PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

navio_petroleiro_mercado_oleo_gas_empresa_voith_turbo_petroleo_be_01O ex-aluno de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (Logística) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), Rodrigo Ferreira Bertoloto, foi um dos vencedores do Prêmio da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO 2019). A cerimônia de entrega acontecerá durante o Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP 2019), de 15 a 18 de outubro, em Santos (SP). Bertoloto é autor do trabalho “Previsão de fretes de navios petroleiros no mercado spot”, orientado pelo professor Fernando Cyrino e defendido em 2018 na conclusão de seu mestrado profissional.

O objetivo do estudo é facilitar as negociações do transporte marítimo de petróleo e derivados, com a previsão dos custos do frete. Permite também a criação de cenários futuros, possibilitando analisar os possíveis valores futuros dos fretes em diversas condições. De acordo com o autor, um dos benefícios para o mercado é a previsão da taxa frete de navios petroleiros, atendendo ao mercado spot, referente à contratação de frete para uma viagem isolada.

Esse prêmio representa o sucesso da minha tentativa em conciliar o desenvolvimento da dissertação com um tema de interesse de empresas de petróleo. Agradeço aos colegas de trabalho que contribuíram com as análises desse estudo e aprovaram os resultados, culminando com o reconhecimento da academia que veio com o prêmio ABEPRO 2019”, declarou Bertoloto.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of