REGULADORES AMERICANOS E CANADENSES VÃO DESENVOLVER PEQUENOS REATORES NUCLEARES | PetroNotícias





REGULADORES AMERICANOS E CANADENSES VÃO DESENVOLVER PEQUENOS REATORES NUCLEARES

dÓrgãos Reguladores nucleares canadenses e norte-americanos assinaram o primeiro Memorando de Cooperação nas revisões técnicas de reatores avançados e pequenas tecnologias de reatores modulares (SMR). Enquanto isso, o Departamento de Energia dos EUA concedeu fundos para construir simuladores de SMR em três universidades americanas.  O Memorando  foi assinado  em Ottawa pelo presidente da Comissão de Segurança Nuclear do Canadá (CNSC), Rumina Velshi( esquerda), e Christine Svinicki, presidente da Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC).

Projetos avançados de reator e SMR incorporam aspectos inovadores que precisam ser apoiados por fornecedores de reatores e fornecedores com sólidas evidências científicas e técnicas, a fim de atender aos requisitos regulatórios. Rumina Velshi disse que “Globalmente, os juros e os avanços em pequenos reatores modulares e avançados estão crescendo rapidamente. O CNSC e o NRC estão trabalhando juntos como líderes reguladores para garantir que o desenvolvimento e a implantação dessas tecnologias inovadoras sejam feitos de forma segura e eficiente. A assinatura deste memorando fortalece ainda mais nosso longo histórico de colaboração com nossos parceiros nos EUA e garante eficácia e eficiência de nossa supervisão regulatória para o futuro “.

Para Christine Svinicki  “ O memorando fortalece ainda mais nosso compromisso com o pensamento aberto e transformador e aumentou a disposição dos parceiros de trabalhar juntos em questões de desenvolvimento avançado de segurança em energia nuclear, enquanto aumenta a eficácia da regulamentação. As tecnologias avançadas estão surgindo em um ritmo acelerado, exigindo que os reguladores acompanhem as iniciativas de NuScale-SMR-simulator-Corvallis-(NuScale)modernização e as tecnologias do futuro.

Svinicki e Velshi anunciaram  que as duas agências começariam a explorar a cooperação bilateral reforçada por meio de revisões regulatórias conjuntas do desenvolvimento de tecnologias nucleares, incluindo reatores avançados e SMRs.  Os reguladores trabalharão sob um comitê diretivo previamente estabelecido para começar a desenvolver a infraestrutura necessária para compartilhar e avaliar as oportunidades de cooperação e as melhores práticas na análise de projetos avançados de reator e SMR.

O DOE dos EUA concedeu três subsídios para apoiar a instalação de um simulador(foto a direita) de usina de reator NuScale na Universidade do Estado do Oregon, na Universidade do Texas A & M e na Universidade de Idaho. Os simuladores serão utilizados para fins de spesquisa e educação. John Hopkins(foto), Chairman e CEO da NuScale. “Somos muito gratos a nossos parceiros universitários por sua colaboração e vontade de participar deste projeto, e ao Departamento de Energia por seu apoio contínuo ao trabalho inovador da NuScale na indústria nuclear avançada. Essas instalações de simulador criarão novas oportunidades de pesquisa e ajudarão a assegurar que eduquemos as gerações futuras sobre o importante papel que a energia nuclear e a tecnologia de SMR desempenharão na obtenção de um futuro energético seguro, limpo e seguro para nosso país”.

Os simuladores são baseados na tecnologia  e modelos de computador da NuScale e incluem uma interface que aceita entrada de operadores em uma sala de controle virtual e exibe parâmetros que simulam a resposta da planta. Eles facilitam a pesquisa em engenharia de fatores humanos, design de interface do sistema humano, diagnósticos avançados, segurança cibernética e automação de sala de controle de fábrica.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of