EMPRESAS BRITÂNICAS ESPECIALIZADAS QUEREM AJUDAR O BRASIL A MONITORAR BARRAGENS DE REJEITOS | PetroNotícias





EMPRESAS BRITÂNICAS ESPECIALIZADAS QUEREM AJUDAR O BRASIL A MONITORAR BARRAGENS DE REJEITOS

CXXZO Ministério do Comércio Internacional do Reino Unido apresenta, durante o III UK-Brazil Mining Forum 2019, em setembro, em Belo Horizonte (MG), formas  inovadoras de monitoramento de barragens de rejeitos.  Com extenso know-how em mineração e empresas que vêm se especializando em redução de riscos no setor, o Reino Unido é um dos países mais avançados no que diz respeito à Mineração 4.0, principalmente em relação a controles de reservatórios de resíduos. O Brasil possui hoje 24 mil barragens registradas, que servem a diferentes propósitos e, desse total, 790 são de contenção de rejeitos de mineração. Os dados da Agência Nacional Mineração (ANM), ainda apontam que 84 destas barragens têm método de construção de alteamento a montante ou desconhecido.

Entre as empresas que apresentarão no evento, está a Satellite Applications Catapult, que propõe um sistema de monitoramento via satélite a partir de fotografias diretamente do espaço. Já a Inmarsat,  que possui 13 satélites de comunicação próprios, está lançando um sistema capaz de realizar o acompanhamento das barragens em tempo real e auxiliar no processo de mitigação de riscos. Estará também presente a Wood, especialista  na engenharia e fechamento de barragens, que apresentará possibilidades de benchmark com o Chile.

Lucas Brown, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Mineração do Reino Unido, disse que “Teremos um time de especialistas e empresas com conhecimento em monitoramento e prevenção de riscos. Serão discutidos quais investimentos em engenharia são necessários para criar mecanismos de controle, além das tecnologias mais modernas para prover o máximo em segurança para a atividade mineradora. Queremos reforçar que o conhecimento e a tecnologia britânica estão à disposição do Brasil para apoiar a evolução da segurança de barragens.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of