Megabanner

BELO MONTE VAI INICIAR OPERAÇÃO COMERCIAL DE NOVA TURBINA E ELETROBRÁS PASSA DOS 50 MIL MW DE CAPACIDADE

belo monteA usina de Belo Monte recebeu nesta quarta-feira (21) o aval para iniciar a operação comercial de uma nova turbina, de 611 megawatts (MW). Assim, a unidade passa a contar com capacidade instalada de 9,4 gigawatts (GW). Além disso, a autorização fez o grupo Eletrobrás – que detém a maior fatia acionária do empreendimento (49,98%) – passar da marca de 50 mil MW de potência no país.

Desde junho, Belo Monte passou a ser a maior hidrelétrica 100% nacional em operação. Como se sabe, Itaipu, com seus 14 GW de potência, é um empreendimento em conjunto com o Paraguai.

As obras na usina, que duram cerca de 9 anos, continuam e a previsão é de que até o final do ano, as 24 turbinas estejam já em atividade, totalizando 11,2 GW de potência.

O complexo hidrelétrico fica no município de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, é formado por duas Casas de Força que equivalem a duas usinas: uma com capacidade de 11 mil MW (Casa de Força Principal – UHE Belo Monte) e outra com 233,1 MW (Casa de Força Complementar – UHE Pimental).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of