Megabanner

AGENCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA PRESTA HOMENAGEM ESPECIAL A YUKIYA AMANO

ddssUma cerimônia realizada na sede da Agência Internacional de Energia Atômica. em Viena, foi uma homenagem especial ao japonês Yukiya Amano, que faleceu no mês passado após 10 anos à frente da entidade. O diretor-geral interino da AIEA,  Cornel Feruta, lamentou profundamente a morte de Amano, com  quem trabalhou como coordenador-chefe no Escritório de Coordenação do Diretor-Geral desde 2013. Ele falou da integridade, julgamento e mente analítica de Amano, que teve muitas realizações e três em especial: liderar a resposta internacional após o acidente nuclear na usina nuclear de Fukushima Daiichi; a modernização dos laboratórios de aplicações nucleares da AIEA perto de Viena; e a crescente confiança internacional na credibilidade e imparcialidade das salvaguardas nucleares da AIEA obtidas durante seu mandato: “A AIEA honrará seu legado da maneira que desejaria – permanecendo uma organização de excelência que contribui de maneira muito concreta para a paz e a segurança internacionais e para o bem-estar e a prosperidade do mundo”.

Leena Al-Hadid, presidente da Assembleia de Governadores da AIEA e representante permanente da Jordânia nas Nações Unidas em Viena, falou do compromisso de Amano de promover o uso da tecnologia nuclear para o desenvolvimento: “Ele acreditava firmemente que os benefícios da energia nuclear não deveriam se limitar aos países desenvolvidos. Amano mudou o lema da Agência para ‘Átomos para a Paz e o Desenvolvimento’ para melhor refletir a contribuição da AIEA na assistência aos países no uso pacífico da tecnologia nuclear para o seu desenvolvimento. Esse lema sempre nos lembrará dele”.

Alexander Schallenberg, ministro de Relações Exteriores da Áustria, falou sobre o papel que Amano desempenhou na negociação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares e do Plano de Ação Integral Conjunto, um acordo assinado em 2015 entre potências mundiais e o Irã: “A Áustria lamenta a perda de um amigo querido e lembrará o diretor-geral Yukiya Amano como uma pessoa notável”. Yury Fedotov, diretor geral do Escritório das Nações Unidas em Viena, destacou a contribuição de Amano para a paz mundial. “Ao liderar a Agência Internacional de Energia Atômica, o diretor-geral Amano cumpriu seu dever com determinação exemplar. Vamos nos lembrar dele por seu serviço e sua dedicação em fortalecer a cooperação internacional para que a paz possa prevalecer”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of