Megabanner

CHINA LANÇA UM PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DE UM PEQUENO REATOR NUCLEAR MODULAR

Launch-of-Hainan-SMR-project-July-2019-(CNNC)A Corporação Nacional Nuclear da China (CNNC) anunciou o lançamento de um projeto para a construção de um pequeno reator modular ACP100 em Changjiang, na província de Hainan. A construção da unidade de demonstração,  também conhecida como projeto Linglong One,  está programada para começar no final deste ano. O projeto do reator de água pressurizada integrado (PWR) ACP100 está em desenvolvimento desde 2010. Seu projeto preliminar foi concluído em 2014. Os principais componentes de seu circuito principal de refrigeração são instalados dentro do vaso de pressão do reator.

É um reator multiuso projetado para produção de eletricidade, aquecimento, produção de vapor ou dessalinização de água do mar. Em 2016, o projeto tornou-se o primeiro SMR a passar por uma revisão de segurança pela Agência Internacional de Energia Atômica. O ACP100 foi identificado como um ‘projeto-chave’ no 12º Plano Quinquenal da China, e é desenvolvido a partir do maior ACP1000 PWR. O projeto, que possui 57 conjuntos de combustível e geradores de vapor integrados, incorpora recursos de segurança passiva e será instalado no subsolo. Em 2016, a China anunciou planos para construir uma usina nuclear flutuante de demonstração baseada na variante ACP100S do projeto CNNC.

Uma usina de demonstração de duas unidades foi originalmente planejada para a construção pela CNNC New Energy Corporation – uma joint venture entre a CNNC (51%) e a China Guodian Corp – no município de Putian, no sul da província de Fujian. No início de 2017, o local para as primeiras unidades ACP100 foi mudado para Changjiang, na ilha de Hainan, com um reator maior a ser construído em Putian.

A usina de demonstração ACP100 estará localizada no lado noroeste da atual usina nuclear de Changjiang, de acordo com um anúncio feito em 22 de março pelo Ministério do Meio Ambiente da China. O local já abriga dois PWRs CNP600 operacionais, com duas unidades Hualong One também planejadas para construção.

De acordo com a CNNC, “O projeto de demonstração da Linglong One irá verificar o projeto, fabricação, construção e operação da tecnologia. Isso também ajudará a empresa a ganhar experiência na operação de pequenas centrais nucleares e permitirá explorar o mercado futuro de pequenos reatores. Como um novo tipo de reator nuclear, o pequeno reator modular é seguro e econômico com um alto grau de flexibilidade em termos de potência e escala, além de ser adaptável para usinas elétricas em locais desafiadores. É capaz de fornecer energia elétrica para redes elétricas de pequeno e médio porte, junto com qualquer sistema consumidor de energia. “

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of