Megabanner

GOVERNO LANÇA PROGRAMA PARA DESENVOLVER ÁREAS ONSHORE E PREVÊ DOBRAR PRODUÇÃO NACIONAL DE ÓLEO E GÁS ATÉ 2030

bento assinaO ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, lançou nesta quinta-feira (22), em Brasília, o Programa de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Terra (REATE 2020). Com a iniciativa, o governo espera promover o desenvolvimento regional e aumentar a produção de óleo e gás em terra. As estimativas do MME indicam que o volume atual, passando de 25 milhões de metros cúbicos por dia para mais de 50 milhões.

Estimamos que os investimentos, em exploração e produção de petróleo e gás terrestres, saiam do atual patamar de R$ 1,6 bilhão anual para uma média de R$ 4 bilhões, um crescimento de 150%”, projetou Albuquerque.  “Dessa forma, até 2030, o onshore receberá 40 bilhões de reais em novos investimentos. A cifra pode parecer alta, mas representa, apenas, dois anos de investimento na região de Vaca Muerta, no onshore da Argentina”, acrescentou.

O ministro explicou que a construção e a consolidação do Plano de Ação Integrado do REATE 2020 deverá ser encaminhado ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em dezembro. A meta do programa é produzir, até 2030, 500 mil barris de óleo equivalente por dia, o que geraria 700 mil novos postos de trabalho, nas contas do Ministério de Minas e Energia. A pasta ainda acredita que a iniciativa abre uma nova perspectiva para o setor de óleo e gás em 14 estados, de Norte ao Sul do país – Alagoas, Amazonas Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of