Megabanner

A PRIMEIRA USINA NUCLEAR FLUTUANTE COMEÇA VIAGEM ATÉ A COSTA DA RÚSSIA ONDE IRÁ GERAR ENERGIA

DDDDA Akademik Lomonosov, que Rosatom descreve como a primeira usina nuclear flutuante do mundo e a instalação de energia nuclear mais ao norte do mundo,  partiu hoje (23) de Murmansk para seu destino final de Pevek. O diretor-geral da Rosatom, Alexey Likhachev deu o sinal para o Akademik Lomonosov zarpar e disse: “Esta é uma ocasião importante para a nossa empresa e para a região de Chukotka. Hoje Akademik Lomonosov começa sua jornada para Pevek, onde garantirá energia limpa e confiável fornecimentos a pessoas e empresas em toda a região, o que representa um contributo significativo para a criação de um futuro do Árctico que seja simultaneamente sustentável e próspero. “

Ao concluir a viagem de 4.700 km até Pevek, Akademik Lomonosov se tornará parte central do fornecimento de energia da sssregião de Chukotka, substituindo a usina nuclear de Bilibino e a usina combinada de calor e energia de Chaunskaya. A Rosatom disse que o projeto é um dos pequenos reatores nucleares mais promissores do mercado atualmente. a estatal russa acredita que ele é especialmente adequado para áreas muito remotas e estados insulares que necessitam de fontes de energia limpa e estável. A tecnologia atraiu o interesse do Oriente Médio, Norte da África e Sudeste Asiático.

A Rosatom está atualmente trabalhando nas unidades de energia flutuantes otimizadas para projetos de segunda geração, que serão construídas em uma série e estarão disponíveis para exportação. Unidades de energia nuclear flutuante podem operar sem parar sem a necessidade de reabastecimento por três a cinco anos, reduzindo assim consideravelmente o custo de geração de eletricidade. Os reatores têm o potencial de funcionar particularmente bem em regiões com costas estendidas, escassez de fornecimento de energia e acesso limitado a redes elétricas. A Akademik Lomonosov tem 144 metros de comprimento, 30 metros de largura e um deslocamento de 21.000 toneladas. Tem um sistema reator duplo KLT-40.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of