Megabanner

USO DE REATORES NUCLEARES MODULARES COMEÇA A SER ESTUDADO TAMBÉM PELO BRASIL

SAAOs reatores nucleares modulares, em alta nas pesquisas de alguns países, entram na alça de mira também dos pesquisadores brasileiros. A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) do Ministério de Minas e Energia (MME) realizará uma série de workshops sobre fontes energéticas no âmbito do planejamento de longo prazo. Ao todo, são seis encontros que irão abordar diferentes temas, como aproveitamento dos recursos energéticos, tecnologias de geração e conceitos. O primeiro, marcado para próxima segunda-feira(26)  trará o tema “Tecnologia de Pequenos Reatores Nucleares Modulares (small modular reactor)”. O objetivo é discutir fontes de energia eficientes, confiáveis, de baixa emissão e localizadas próximas aos consumidores, conforme exemplo de outros países que já estão mudando seus paradigmas no âmbito da energia.

Os SMRs podem ser grande alternativa para regiões inóspitas do  Brasil como o interior da Amazônia, onde há muita dificuldade de se levar a energia par muitas cidades e povoados sem recursos.  Os reatores, além de preservar todas as vantagens da geração de energia nuclear (tais como a compatibilidade ambiental, a estabilidade dos suprimentos e a previsibilidade do preço de geração), têm uma série de vantagens específicas: menor investimento de capital e de tempo de construção, arranjo compacto, modularidade e possibilidade de operação em diferentes tipos de redes.

Os workshops, que acontecerão entre agosto e novembro deste ano, têm como objetivo o nivelamento de conhecimento e capacitação sobre as qualidades e usos dessas fontes. Por se tratarem de temas ainda a pouco discutidos na sociedade, os debates irão ajudar a identificar seus potenciais benefícios ao País e levantar questões relevantes para o planejamento de longo prazo do setor energético brasileiro. A confirmação da data e local dos eventos serão divulgados na página do Ministério de Minas e Energia.

O evento começa às 9 horas no Auditório Térreo do Ministério de Minas e Energia (Esplanada dos Ministérios, Bloco U) Para se inscrever, basta enviar nome, empresa, e-mail e telefone para eventos.die@mme.gov.br

Veja a programação

Café de boas-vindas e credenciamento dos convidados

10h00 – 10h20

Apresentações iniciais e agenda do dia

Reive Barros (MME)

Ivan Dybov ( foto) (ROSATOM)

10h20 – 11h00

Perspectivas para a cooperação no desenvolvimento de projetos com a tecnologia SMR no Brasil

Anton Moskovin (ROSATROM)

11h20 – 12h00

Soluções atuais e perspectivas da Rosatom para UTNs com a tecnologia SMR, onshore e offshore

Andrey Krasnov (ROSATOM)

12h00 – 12h30

Tecnologia atual de SMR – análise detalhada e especificações técnicas de tecnologia de reatores

OKBM

14h00 – 14h40

Processo de licenciamento detalhado para UTNs baseadas em SMR, flutuantes e em terra

Ivan Renev (ROSATOM)

14h40 – 15h10

Aspectos econômicos de projetos de construção de UTNs baseadas em SMR – custos de capital e operação, LCOE, onshore e offshore

Oleg Mikhaylov (ROSATOM)

15h30 – 16h00

Impacto no desenvolvimento social regional – experiência da Rosatom

Ivan Dybov (ROSATOM)

16h00 – 16h30

Estratégia da Rosatom para a implementação de projetos de UTN baseada em SMR – modelos de implementação de projeto

Anastasia Ermolaeva ( ROSATOM)

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] WhatsApp […]