COMISSÃO NUCLEAR AMERICANA CERTIFICA PROJETO DO REATOR DESENVOLVIDO PELO KEPCO | PetroNotícias





COMISSÃO NUCLEAR AMERICANA CERTIFICA PROJETO DO REATOR DESENVOLVIDO PELO KEPCO

sA Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC) certificou o Advanced Power Reactor 1400 (APR-1400), projetado na Coreia do Sul. O certificado afirma que o NRC considera que o design atende totalmente aos requisitos de segurança americano. A Korea Electric Power Corporation (Kepco) e sua subsidiária Korea Hydro and Nuclear Power (KHNP) enviaram originalmente o projeto ao NRC em setembro de 2013. Em seguida, eles enviaram uma versão revisada de sua solicitação em dezembro de 2014. O NRC concluiu uma verificação de aceitação em março 2015 e decidiu que o aplicativo revisado estava suficientemente completo para realizar uma revisão completa da certificação do projeto.

O processo de certificação de projeto determina se um projeto de reator atende aos requisitos de segurança dos Estados Unidos, independentemente de qualquer local ou plano específico para a construção. É uma etapa necessária para que um projeto de reator possa ser construído em seu território, pois pode ser referenciado em aplicações combinadas de licença de construção e operação para projetos específicos de reatores. Em  abril deste ano, o NRC anunciou que havia concluído sua revisão e emitirá uma regra que certifica o design do APR-1400. A regra entrou em vigor 120 dias após a publicação no Federal Register.

A Comissária do NRC, Annie Caputo (foto), entregou ao Presidente do KHNP, Chung Jae-hoon (foto), o certificado de design para o APR-1400 na sede do NRC em Washington, DC. O certificado é válido por 15 anos e pode ser prorrogado por mais 15 anos. O APR-1400 é um reator de água pressurizada evolucionário com suas origens no modelo CE System 80+. Projetado principalmente pela Korea Engineering Company, ele produz 1400 MWe e tem uma vida útil de 60 anos. O APR-1400 apresenta melhorias em operação, segurança, manutenção e acessibilidade com base na experiência acumulada e no desenvolvimento tecnológico. A certificação de projeto pelo Instituto Coreano de Segurança Nuclear foi concedida em maio de 2003.

A construção dos dois primeiros APR-1400 – como unidades 3 e 4 da planta Shin Kori da Coreia do Sul – começou em outubro de 2008 e agosto de 2009, respectivamente. A unidade 3, que originalmente estava programada para entrar em operação comercial no final de 2013, alcançou a primeira criticidade em dezembro de 2015, foi conectada à rede em janeiro de 2016 e entrou em operação comercial em dezembro daquele ano. A unidade 4 alcançou a primeira criticidade em 8 de abril deste ano, com conexão à rede em 22 de abril. A construção de outros dois reatores APR-1400 em Shin Kori – unidades 5 e 6 – começou em abril de 2017 e setembro de 2018, respectivamente. A unidade 5 está programada para entrar em operação comercial em março de 2022, com a unidade 6 após um ano depois. Duas outras unidades APR-1400 estão em construção na Coreia do Sul como unidades 1 e 2 do site Shin Hanul.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] WhatsApp […]