Megabanner

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLHE NOVO DIRETOR DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE DA PETROBRÁS

SAAA Petrobrás já tem um novo Diretor Executivo de Governança e Conformidade: Marcelo Barbosa de Castro Zenkner. A escolha foi feita pelo Conselho de Administração da companhia e anunciado no final da noite de ontem (28). Desde fevereiro de 2019, ele ocupa o cargo de Consultor da Presidência e membro do Comitê de Medidas Disciplinares da Petrobrás, órgão integrante do Sistema de Integridade da companhia e ligado diretamente ao Conselho de Administração.

Marcelo Zenkner é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Doutor em Direito Público, pela Universidade Nova de Lisboa (FDUNL).

Atuou como Promotor de Justiça membro do Ministério Público do Estado do Espírito Santo no período de 1997 a janeiro de 2019, onde ocupou várias funções no combate à corrupção e ao crime organizado. Até abril de 2016, ocupou o cargo de Secretário de Estado de Controle e Transparência do Estado do Espírito Santo, o primeiro estado do Brasil a criar uma estrutura administrativa e a aplicar sanções administrativas com base na Lei Anticorrupção Empresarial e premiado pela Controladoria-Geral da União com o primeiro lugar no cumprimento das regras da Lei de Acesso à Informação (2015) e pelo Ministério Público Federal com o primeiro lugar no ranking dos melhores portais de transparência no Brasil (2015).

Marcelo Zenkner é professor associado da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), além de executar atividades acadêmicas em outras instituições estrangeiras e locais, incluindo a Universidade Nova de Lisboa (FDUNL) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), dentre outras. Possui diversos livros publicados e recebeu premiações como “Top of Mind 2016” – Public Authority pela LEC – Legal, Ethics and Compliance.

4
Deixe seu comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

Que seja bem vindo o novo Diretor de Governança, Risco e Conformidade da Petrobras. Aproveito a oportunidade para cobrar do novo Diretor Marcelo Barbosa de Castro Zenkner que faça de pronto uma verdadeira DEVASSA na Ouvidoria Geral da Petrobras, por não saber tratar com sabedoria e eficiência as denuncias consubstanciadas que adentram aquele órgão. Há bastante tempo os ouvidores que ocuparam esse importante Departamento na Petrobras, tem-se curvado ao extremo corporativismo reinante na Petrobras, capitaneado por políticos, lobistas, empregados corruptos e por sindicalistas, desde a época do Ouvidor Geral, Paulo Otto von Sperling, que ocupou esse cargo no auge do… Read more »

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

SUBSÍDIOS AO NOVO DIRETOR DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADES DA PETROBRAS: A Petrobras informou que o “acordo bilionário” efetuado com a SEC e DOJ encerra as alegações em que seus ex-executivos cometeram violações do Securities Act of 1933, “bem como das previsões sobre registros contábeis, controles internos e arquivamento de informações falsas previstos no Securities Exchange Act of 1934″ para tanto, concordou em pagar mais essa quantia bilionária, além dos 3 bilhões de dólares que pagou para encerrar o processo da “Action Class” em Nova York, movida por investidores institucionais norte-americanos. No Brasil, a Petrobras já informou que não aceita fazer… Read more »

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

Sr Diretor de Conformidades da Petrobras: Há algo de podre no reino da Dinamarca. É da Tragédia Hamlet de Shakespeare a origem da famosa frase “há algo de podre no Reino da Dinamarca”, escrita pelo maior teatrólogo da língua inglesa de, todos os tempos, mas o presente artigo não trata de Hamlet, nem de Shakespeare. Trata das lambanças e trapalhadas continuadas que observamos cotidianamente na Petrobras, como o episódio da contratação do Presidente da OAB para compor o jurídico da Petrobras na sua conexão externa. Essa contratação ocorrida na gestão da Graça Foster por determinação do aparelhamento político vigente na… Read more »

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

BONIFICAÇÃO EM EMPRESAS ESTATAIS OU DE ECONOMIA MISTAS RECÉM-APARELHADAS E CORROMPIDAS: Bonificações a gestores e administradores do alto escalão em empresas estatais ou de economia mista como a Petrobras, principalmente aquelas que foram recentemente aparelhadas e saqueadas por políticos corruptos, funcionários e empresários desonestos, lobistas, operadores e aproveitadores de plantão soa como continuidade legalizada dos ilícitos outrora praticados por essa mesma casta de salafrários e por essa razão deveria ser proibido com base no principio da moralidade no trato da coisa pública. # O dissídio coletivo em curso na Petrobras de 2019 esta cada vez mais complexa diante das propostas… Read more »