TECNOPIG CONQUISTA CADASTRO NA PETROBRÁS E SE PREPARA PARA DISPUTAR NOVOS CONTRATOS DE FORNECIMENTO

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

DSC_0028-2Um grupo de profissionais experientes no mercado de fabricação de PIGs se uniu para compor uma nova companhia neste setor. Com cerca de dois anos de existência, a Tecnopig vem caminhando no sentido de se consolidar no segmento e, recentemente, deu um passo decisivo nesta direção, conforme revela o consultor comercial da empresa, Márcio Rodrigues. “Nós investimos em qualidade e gestão de qualidade para atingir novos mercados. Há poucos meses, saiu nosso cadastro na Petrobrás e já temos alguns fornecimentos para a estatal”, contou. Rodrigues ainda ressalta que existem alguns contratos para fornecimento de PIGs para a Petrobrás que estão prestes a vencer e a Tecnopig está se preparando para disputar esses novos negócios. Além disso, o executivo fala sobre uma linha de produtos de pipeline trackers, que servem como rastreadores de PIGs. “Somos a única empresa no país que constrói esses equipamentos”, afirmou.

Qual tem sido o foco de atuação da empresa no mercado?

A Tecnopig é uma empresa que não tem muitos anos de vida. Temos um pouco menos de dois anos de existência. Mas os profissionais de nosso quadro têm experiência em fabricação e serviços com PIGs há mais de 30 anos. O nosso CEO, Paulo Cunha, é um exemplo disso. É uma empresa jovem, mas com uma bagagem bem interessante. Nesses quase dois anos de existência, já atingimos uma boa fatia de mercado. Mas ainda estamos nos consolidando.

E como avalia o momento atual dos setores de dutos e de óleo e gás?

Dos dutos já construídos, que precisam manter a integridade, eu vejo com bom olhos. Mas para novos dutos e construções, ainda está um pouco fraco, tirando algumas construções que estão sendo feitas, como o Rota 3. Tirando esses empreendimentos, não existem muitas obras. Talvez, com a reabertura do Comperj, vão surgir algumas novas obras de dutos. Ainda assim, a Petrobrás está se abrindo um pouco mais. Então, novos clientes estão chegando. Ou seja, estamos vendo com bons olhos.

Quais são as principais característica dos produtos ou da empresa que o senhor gostaria de ressaltar?

O PIG é utilizado em todas as fases do duto, iniciando em sua construção e passando por toda a vida útil dele. Nossos produtos são construídos com matérias-primas importadas, para características de resistência e brasão.

Nossa empresa tem um lead time [período entre o início de uma atividade e o seu término] muito curto. Os clientes gostam porque atendemos com muita agilidade. Nosso trabalho é bem dedicado para atender às demandas em um curto espaço de tempo. Isso tem nos dado uma vantagem no mercado.

Como vocês pretendem crescer no mercado?

Nós investimos em qualidade e gestão de qualidade para atingir novos mercados. Há poucos meses, saiu nosso cadastro na Petrobrás e já temos alguns fornecimentos para a estatal. Esse mercado de fornecimento de PIGs dentro da Petrobrás funciona por contratos. Então, já existem contratos [entre a Petrobrás e outras companhias] que estão vigentes e outros em fase de término. Por isso, pretendemos pegar uma fatia desse mercado. Estamos ávidos pelo término desses contratos para podermos participar e conquistar uma fatia desse mercado.

Quais são as previsões de crescimento daqui em diante?

Nosso investimento é constante. Cada duto tem uma característica. Por isso, às vezes é preciso fazer um molde dedicado. Assim, estamos investindo constantemente. Temos uma linha de produtos que somente nós fabricamos no Brasil. É uma linha de pipeline trackers, que são rastreadores de PIGs. Somos a única empresa no país que constrói esses equipamentos. Então, nosso investimento é constante.

E vocês também estão olhando para o mercado de serviços?

Existem outras empresas de PIGs que prestam serviço e acabam concorrendo com muitos clientes. A nossa empresa não. Nós somos fabricantes de PIGs e não concorremos com nossos clientes. Isso foi algo que fez a Tecnopig crescer muito, por conta desta postura de parcerias e preços justos. Antes da nossa chegada, existiam muitas empresas de prestação de serviço que estavam buscando PIGs no exterior, porque os preços [internos] estavam altos. Fomos muito bem recebidos no mercado por conta dessa filosofia da empresa. Apesar de termos expertise para prestar serviços, o foco é a fabricação de PIGs.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] LEIA A ENTREVISTA COMPLETA NO NOSSO SITE. […]