NOVO PLANO NACIONAL DE ENERGIA PREVÊ SEIS NOVAS USINAS NUCLEARES ATÉ 2050

reiveO secretário de planejamento e desenvolvimento do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros, disse nesta quinta-feira (26), que o Plano Nacional de Energia 2050 vai contemplar a construção de seis novas usinas nucleares, além da conclusão de Angra 3. Os seis novos empreendimentos vão somar 6,6 mil MW de capacidade e receberão investimentos de US$ 30 bilhões.

Segundo Barros, o plano prevê a conclusão de Angra 3 até 2026 e, quatro anos após, entraria a primeira usina da série de seis novas plantas, em 2030. Depois, uma nova unidade seria concluída a cada intervalo de quatro anos. O secretário explicou ainda que além da questão de geração energia, a motivação pela escolha da fonte nuclear envolve o desenvolvimento tecnológico do país em áreas como medicina e agricultura.

Conforme o Petronotícias publicou nessa semana, o Brasil poderia expandir sua capacidade de vender produtos agrícolas para outros países na medida em que amplie o uso da tecnologia nuclear para irradiação de alimentos.

Sobre Angra 3, Barros reafirmou que a retomada das obras deve ocorrer em meados do próximo ano e que o início de operação do empreendimento será em 2026.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Claudio Salguero Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Claudio Salguero
Visitante
Claudio Salguero

Apoiado totalmente! Ainda estamos bem abaixo das 14 usinas em operação na França (os campeões em defesa ambiental) e das 12 em operação na Alemanha (dizem que vão parar até 2022, mas então pode ser outro governo…); das 3 operando na Suécia de Greta…, etc. Somente os tolos e iludidos acreditam nas formas totalmente “felizes” de geração de energia. Vamos acompanhar este projeto atentamente para que não se repitam os mesmos erros de Angra.

trackback

[…] governo antecipou, na última semana, que pretende construir até seis usinas nucleares no Brasil até 2050. Conforme já publicamos, um dos locais escolhidos para receber uma das novas centrais é o […]

trackback

[…] governo antecipou, na última semana, que pretende construir até seis usinas nucleares no Brasil até 2050. Conforme já publicamos, um dos locais escolhidos para receber uma das novas centrais é o […]