ABIQUIM REGISTRA RESULTADO POSITIVO NA PRODUÇÃO E VENDA DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA INDÚSTRIA EM AGOSTO

EEEEA Associação Brasileira das Indústrias Químicas, a Abiquim, está apontando alguns resultados positivos em agosto deste ano. O resultado, porém, ainda é insuficiente para compensar as quedas acumuladas no ano. Os principais índices de volume do segmento de produtos químicos de uso industrial registraram resultados favoráveis na comparação com julho. A produção subiu 5,96%, melhor nível desde março, mas ficou 9,21% abaixo do patamar de agosto de 2018, tendo sido o quinto recuo mensal consecutivo na comparação com o ano anterior. O índice de vendas internas subiu 1,03% sobre julho, mas ficou abaixo 10,85% sobre agosto de 2018, terceiro resultado consecutivo negativo nessa comparação. Já a demanda interna, medida pelo CAN (consumo aparente nacional), que mede a produção mais importações menos as exportações, cresceu 7,4% em agosto deste ano, mas ficou 8% abaixo do resultado de agosto de 2018, sexto recuo consecutivo. O nível de utilização da capacidade instalada alcançou 70% em agosto, registrando melhora em relação ao mês anterior, quando foi de apenas 65%, mas ficou expressivos onze pontos abaixo do nível de operação de agosto do ano passado.

No acumulado de janeiro a agosto de 2019, sobre igual período do ano anterior, os resultados foram negativos e se intensificaram: o índice de produção caiu 4,32%, o de vendas internas teve recuo de 1,96% e o CAN apresentou declínio de 6,4%. A taxa de utilização da capacidade instalada ficou em 70%, sete pontos abaixo da registrada em igual período do ano passado, mantendo a ociosidade recorde de 30%, nível considerado inadequado para os padrões de produção em regime de processo contínuo do setor químico.

Nos últimos 12 meses, até agosto de 2019, sobre igual período imediatamente anterior, o índice de produção foi negativo em 5,22%, enquanto o de vendas internas exibiu recuo de 3,94%. O CAN apresentou declínio de 6,4% e a ocupação das plantas foi de 73% na média dos últimos 12 meses. Tradicionalmente, agosto dá início a um período de três a quatro meses consecutivos de melhora na atividade do setor.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of