LITORAL DO NORDESTE AINDA TEM 76 PONTOS ATINGIDOS COM ÓLEO

csm_petroleo_nordeste_rn_461dc2318eAs praias do Nordeste ainda sofrem com a misteriosa mancha de óleo que tem atingido a região desde o início de setembro. No mais recente levantamento feito pelo Ibama, existem atualmente 76 localidades contaminadas, além de outras 13 que estão passando por processo de limpeza. Há ainda mais 26 locais que já foram limpos. Assim, o total de áreas afetado desde o início do incidente chegou a 115, passando por oito estados nordestinos.

Ainda não há informações conclusivas sobre a origem do óleo, mas sabe-se que ele não é de produzido em território brasileiro, conforme já afirmou a Petrobrás. A estatal, em conjunto com o Ibama e a Marinha, ainda está investigando as causas e o possível responsável pelo derramamento do material no mar.

Um dos trabalhos de apuração consiste no mapeamento de navios que trafegaram pela costa brasileira. Amostras dos tanques das embarcações podem ser colhidas para servirem de base de comparação. Enquanto isso, a investigação do Ibama com apoio dos Bombeiros do Distrito Federal aponta que o petróleo que está poluindo todas as praias é o mesmo.

Enquanto o quebra-cabeça não é solucionado, o Ibama pediu o apoio da Petrobrás para atuar na limpeza de praias. Segundo o órgão ambiental, “os trabalhadores contratados pela estatal são agentes comunitários, pessoas da população local, que recebem treinamento prévio da empresa para ocasiões em que forem necessários os serviços de limpeza”. Porém, o número de mão de obra dependerá da quantidade de pessoas treinadas disponíveis nas áreas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of