MANCHAS DE ÓLEO CHEGAM A SALVADOR E AINDA AFETAM OUTRAS 87 LOCALIDADES

manchas-de-oleo-atingem-salvador-11102019101457650A bela Salvador (BA) é a oitava capital a sofrer com a mancha de óleo que está castigando o litoral nordestino desde o último mês. De acordo com o último levantamento do Ibama, pelo menos outras 150 localidades já foram afetadas desde o início da onda de petróleo cru que está cobrindo as praias nordestinas nas últimas semanas. Deste total, 52 regiões já estão sem vestígios, mas há outros 87 pontos com manchas ou vestígios do material.

Enquanto isso, as investigações avançam, embora ainda sem conclusões. A Marinha disse que vai notificar 30 navios-tanque de 10 países para prestarem esclarecimentos, após realizada uma triagem baseada em informações do tráfego mercante na região. A investigação da origem das manchas de óleo está sendo conduzida pela Marinha, enquanto a investigação criminal ficou a cargo da Polícia Federal.

Muitas são as suspeitas e hipóteses para explicar o incidente ambiental. Uma ação criminosa não está descartada, mas também estão sendo levantadas suspeitas de limpeza ilegal de navio, naufrágio ou mesmo um vazamento acidental.

Ontem, durante a entrevista coletiva da 16ª Rodada de Licitações, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, rebateu acusações de que o governo demorou a reagir no combate às manchas. “O governo tomou as providências que tinha que tomar. Com recursos não só dos órgãos governamentais, mas a Petrobrás, que é a maior empresa de exploração de petróleo no Brasil, colocou toda sua expertise e infraestrutura de controle do meio ambiente à disposição. É dessa forma que estamos trabalhando”, afirmou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of