A RÚSSIA VAI CONSTRUIR NA SÉRVIA UM CENTRO DE CIÊNCIA NUCLEAR, TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO

SAAA Rússia e a Sérvia assinaram um acordo para a construção de um Centro de Ciência Nuclear, Tecnologia e Inovação na Sérvia. O documento foi assinado em em Belgrado por Alexey Likhachov, Diretor Geral da  Rosatom, e Nenad Popovich, ministro sérvio de inovação e desenvolvimento tecnológico, com presença do  Primeiro-Ministro  Dmitry Medvedev e pelo presidente sérvio Alexander Vucic. A Rosatom informou que o acordo estabelece a estrutura regulatória necessária para a preparação e assinatura dos primeiros contratos executivos do centro, o que permitirá, entre outras atividades, a produção de radioisótopos para fins médicos, industriais e agrícolas; produção de silício  para diversas indústrias; teste de análise de composição de minerais; amostragem ecológica; e treinamento especializado para impulsionar a inovação e as tecnologias digitais. Ele incluirá um reator de pesquisa multiuso de 20 megawatts, refrigerado a água, além de laboratórios.

Likhachov disse que o projeto reflete as “competências muito fortes” da Sérvia nos usos pacíficos das tecnologias nucleares e nos vínculos de longa data entre cientistas nucleares russos e sérvios. “Estamos determinados a iniciar o projeto o mais rápido possível”, afirmou. Popovich acrescentou que a produção de radioisótopos do Centro ajudará a resolver sua escassez. “É importante observar que o projeto será implementado de acordo com os requisitos internacionais de segurança nuclear e contra radiação. A Rússia tem experiência considerável na implementação de projetos no exterior”.

 Em maio, Popovich e Likhachov assinaram uma declaração conjunta sobre os princípios da cooperação russo-sérvia no campo da inovação e desenvolvimento tecnológico para os usos pacíficos da energia nuclear durante a conferência anual da Rosatom, Atomexpo. Em abril, os dois países assinaram dois memorandos de entendimento sobre educação e treinamento e aceitação pública dos usos pacíficos da energia nuclear. Em janeiro, durante a visita de Estado do presidente russo Vladimir Putin à Sérvia, os dois países assinaram um acordo intergovernamental sobre cooperação em energia nuclear, bem como a declaração conjunta sobre parceria estratégica na construção do Centro de Ciência Nuclear, Tecnologia e Inovação.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of