ABIQUIM VAI REALIZAR SEMINÁRIO DE DOIS DIAS PARA DEBATER TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES

saasasA Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim – vai  realizar amanhã e quinta-feira ( 30 e 31)  a quinta edição do “Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação. O evento será  no Auditório do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos,  no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O painel terá a participação da engenheira de Suporte Técnico da Solvay,  responsável pela América Latina,  Leticia Oliveira; do gerente regional de Inovação da Maxion Structural Components, Marco Tulio Ricci; do gerente de engenharia de Produto da Iveco, Alexandre Capelli; e da gerente de Desenvolvimento de Negócios da Braskem, Tatiana Emy Igawa. A moderação será feita pelo coordenador da Comissão Temática de Tecnologia da Abiquim ,Rafael Pellicciotta(foto principal).

O segundo dia terá a realização de três painéis: “A Química do CO2, “Intensificação de Processos” e “Economia Circular: Desafios e Oportunidades para o Setor Químico”. O painel “A Química do CO2 debaterá as tecnologias que possibilitam a limitação das emissões de gás carbônico, incluindo discussões sobre conversão, captura e armazenamento de CO2. Ele tem confirmada a participação da gerente de Gás, Energia e Desenvolvimento Sustentável da Petrobrás, Viviana Coelho( foto a direita); do diretor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Claudio Mota; do professor do curso de Engenharia Química, Thiago Aquino; do gerente de Tecnologia e Inovação da BASF, Rony Sato; e do gerente de Relações Externas da Solvay, Alessandro Rizzato. A moderação será feita pela pesquisadora 0do Laboratório de Catálise do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) Lucia Appel.

A programação seguirá com o painel “Intensificação de Processos”, que debaterá como unidades de pequena escala e menor custo de produção podem reduzir os riscos financeiros e os impactos ambientais dos projetos. O painel terá a participação do diretor de Pesquisa do Laboratório de Engenharia de Processos Catalíticos, da França,  Claude De Bellefon; do gerente de Projetos da Ehrfeld Process Technology, Marc-Oliver Piepenbrock; do fundador da Processium, Pascal Rousseaux; e do engenheiro químico  da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bernardo da Costa Monteiro Mello. A moderação será feita pelo coordenador de Engenharia de Processos do Instituto SENAI, João Bruno Valentim Bastos.

O último painel será o “Economia Circular: Desafios e Oportunidades para o Setor Químico”, que debaterá modelos de processo produtivo sustentável, no qual o resíduo tem valor e pode ser transformado em novos produtos. O painel terá a participação do diretor-presidente da Fundação Espaço saaaaaEco,  Rodolfo Viana; da gerente de Sustentabilidade da Nestlé, Cristiani Vieira; e do CEO da Boomera, Guilherme Brammer. A moderação será da diretora de Reciclagem da Braskem, Fabiana Quiroga(foto a esquerda).

 A programação do Seminário também terá as palestras “A Nova Era da Mobilidade Urbana”, que será feita pelo diretor da Boston Consulting Group, Regis Nieto, no primeiro dia do evento. No segundo dia será realizada a palestra “Estratégias para Inovar Conectando Indústria com o Ecossistema de Universidades e Startups”, pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Rochel Lago; e pela coordenadora do Centro de Escalonamento de Tecnologias da UFMG, Maria Paula Duarte.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of