Megabanner

RESULTADO DO LEILÃO DA CESSÃO ONEROSA DECEPCIONA E COMERCIALIZA APENAS DOIS CAMPOS DE PETRÓLEO

leilao___10O resultado do leilão da Cessão Onerosa foi decepcionante. A montanha pariu um rato.  Os flamenguistas podem dizer que faltou um Gabigol para ter sucesso. Tudo certo para dar certo, mas o chute foi para fora. Quase zero a zero, pelo que se esperava. O Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás – AEPET – Felipe Coutinho, de certa forma, comemorou este resultado. Ele disse que  “O resultado foi o menos pior.  A Petrobrás arrematou os dois blocos onde exerceu preferência, Búzios e Itapu. Em Búzios com 90% em parceria com chineses. Em Itapu, sozinha. Os blocos de Sépia e Atapu não receberam propostas. Considero que o leilão não deveria ser realizado porque é inoportuno e lesivo ao interesse nacional. Acelera o ciclo extrativo e primário exportador, do tipo colonial, do petróleo cru do Brasil. Os critérios prejudicam o interesse nacional porque não retém a renda petrolífera corrente e potencial, prioriza o pagamento do bônus de assinatura que é a antecipação descontada da renda petrolífera futura.”

 Na saída do leilão, o Presidente da Shell, André Araújo, conversou com os jornalistas:

– As peças foram cotadas claramente. Cada empresa tem o seu processo específico de avaliação, olhando os seus projetos. Para nós, é muito em linha com o volume que o grupo já tem investido globalmente e compromissos assumidos para o ano de 2019. Há um bom tempo a gente vem indicando que o grupo vai continuar com  uma disciplina muito forte de investimento e é o que a gente está fazendo, olhando qualquer decisão de novos investimentos com muita cautela.

 – O que o senhor atribuiu essa falta de interesse internacional ?

– Eu não posso falar sobre as outras empresas. Eu acho que esse foi um leilão que motivou todas as empresas e deu pra ver que todo mundo se mobilizou até o último minuto para participar ou não. Esse é um leilão com R$ 70 bilhões  de resultado. Isso claramente é um grande sucesso para o país e acho que a gente tem que entender que além desses leilões, a consequência dessa atividade vai ser imediatamente um volume imenso de investimento nesse país, que vai ser destravado nesse leilão de hoje.

 – Teve alguma insegurança jurídica nesse leilão ?

 – Não, não teve. Cada empresa decidiu claramente o que é correto para ela.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

O JUÍZO FINAL SE APROXIMANDO: Por mais que possamos observar o cuidado da estatal petroleira ao criar mecanismos de controles e conformidade na atualidade, notamos o retorno da “mão invisível” do estado a agir sorrateiramente na Petrobras na presente modelagem que programaram para o leilão da cessão onerosa do pré-sal brasileiro, com intuito de resolver as mazelas da União Federal e entes federativos. Por diversos fatores inerentes a atual geopolítica do petróleo, não há como deixar de fazer uma projeção negativa para a commoditie na atualidade no mercado internacional devido a diversos fatores que deverão pressionar doravante a cotação desse… Read more »