ENTRA EM OPERAÇÃO COMERCIAL A USINA NUCLEAR QUE VAI FORNECER ÁGUA QUENTE PARA 700 MIL RESIDÊNCIAS NA CHINA

saaaaO primeiro projeto comercial de aquecimento nuclear da China começou a operar na usina de Haiyang, na província de Shandong. As duas unidades AP 1000 da planta fornecerão inicialmente aquecimento para 700.000 metros quadrados de habitação. A Shandong Nuclear Power Company (SDNPC) – uma subsidiária da State Power Investment Corporation (SPIC) e proprietária da usina Haiyang –  após alguns dias de operação experimental, anunciou que  o sistema de aquecimento urbano de demonstração havia sido oficialmente colocado em operação. O sistema extrai vapor não radioativo do circuito secundário das duas unidades Haiyang AP1000, que são alimentadas por um trocador de calor de vários estágios,  em uma estação de troca de calor no local. Esse calor é então alimentado a uma estação de troca de calor externa pertencente à empresa térmica local Fengyuan Thermal Power, de onde a água aquecida flui através de tubos de aquecimento municipais para os consumidores( foto a direita).

O sistema inicialmente aquecerá 700 mil moradias neste inverno, incluindo o dormitório da SDNPC e alguns moradores de Haiyang. Prevê-se que esse uso de aquecimento de energia nuclear evite o uso de 23.200 toneladas de carvão anualmente, reduzindo as emissões de fuligem em 222 toneladas, de dióxido de enxofre em 382 toneladas, de óxido de nitrogênio em 362 toneladas e de dióxido de carbono em 60 mil toneladas. Espera-se que o Projeto de Aquecimento de Energia Nuclear de Haiyang  forneça aquecimento para toda a cidade de Haiyang até 2021.

Segundo o SDNPC, com pequenas modificações, as unidades 1 e 2 da Haiyang poderiam ter capacidade para fornecer aquecimento dez vezes mais, com a conclusão e o wqqqcomissionamento das unidades subsequentes em Haiyang, a usina poderia eventualmente fornecer aquecimento para habitações em um raio de 100 quilômetros, evitando o uso de cerca de 6,62 milhões de toneladas de carvão. Estão previstas até seis unidades CAP1000 para a fábrica de Haiyang. O uso de aquecimento de energia nuclear não aumenta o preço que os consumidores pagam e os interesses das empresas térmicas não são prejudicados, disse a SDNPC. Além disso, os benefícios ecológicos e ambientais são enormes, a eficiência das usinas nucleares é aprimorada e novas indústrias são estimuladas.

As unidades 1 e 2 da Haiyang fornecerão anualmente cerca de 20 TWh de eletricidade à rede, suficiente para atender a um terço da demanda das famílias na província de Shandong. No mês passado, a SDNPC assinou um contrato para um projeto de demonstração de dessalinização em larga escala em Haiyang para fornecer água para residentes e indústrias da região.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of