ABDAN DEFENDE SEPARAÇÃO DAS FUNÇÕES REGULATÓRIAS E DE FISCALIZAÇÃO DA CNEN NA ENTREGA DO PRÊMIO DE DESTAQUE DO SETOR NUCLEAR

SWSWSWSO evento da entrega do  Prêmio de Reconhecimento Nuclear está sendo realizado esta tarde ( 22) na sede do Clube Naval, no centro do Rio de Janeiro.  Já consagrado no calendário do setor no Brasil, ele chega à sua terceira edição homenageando quatro importantes personalidades do segmento. Os homenageados deste ano são o Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira; os pesquisadores Aldo Malavasi e Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho; e o engenheiro João Carlos Cunha Bastos. O encontro é organizado pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan) e marcará também o início da parceria da entidade com o Sebrae, com o objetivo de fomentar startups, micro e pequenas empresas do segmento nuclear. Ao justificar a escolha dos premiados deste ano, o presidente da Abdan, Celso Cunha, enalteceu a contribuição dada por cada um deles à indústria nuclear. Celso Cunha fez o discurso de abertura da cerimônia. Um discurso forte, que o Petronotícias reproduz na íntegra:

“ Bem-vindos à entrega do Prêmio Mérito Nuclear 2019.

 Primeiramente, gostaria de agradecer ao Almirante de Esquadra Eduardo Monteiro Lopes e o Capitão de Mar e Guerra Teresa Raquel Martins de aaqqaqaqaCarvalho, presidente e diretor social do Clube Naval do Rio de Janeiro, respectivamente, por nos ceder o espaço desse magnífico clube.  Gostaria de cumprimentar o Exmo. Senhor Ministro de Minas e Energia Bento Costa Lima de Albuquerque Junior o qual o cumprimentando, comprimento a todos os amigos do Governo Federal.

 Gostaria de Cumprimentar ao Exmo. Senhor Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro Leonardo Rodrigues o qual cumprimentando, cumprimento a todos os amigos do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Gostaria de Cumprimentar ao Senhor Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e ao Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreiraa quem cumprimentando, cumprimento a todos os amigos da MARINHA DO BRASIL.

WSWSWSWSWGostaria de Cumprimentar o Consul Geral do EUA, no Rio de Janeiro, Mr. Scott Hamilton, a quem cumprimentando, cumprimento a todos os membros das equipes diplomáticas. Gostaria de cumprimentar ao Dr. Leonam Santos Guimarães -Presidente da Eletronuclear, a quem cumprimentando cumprimento a todos os amigos da indústria Nuclear Brasileira.

 Gostaria de cumprimentar aos Dra. Ana Célia Sobreira, a quem cumprimentando, cumprimento a todos os nossos novos filiados do Setor da Medicina Nuclear da ABDAN. Gostaria de cumprimentar ao Presidente do CNC-Confederação Nacional do Comércio e Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE Nacional, José Roberto Todros e ao Antônio Florêncio de Queiroz Júnior, Presidente da Fecomércio a quem cumprimentando, cumprimento a todos os amigos do Sebrae. Gostaria de cumprimentar a Dra. Patrícia Willand, Diretora da World Nuclear University, Word Nuclear Association e gostaria de aproveitar este momento para anunciar que a Word Nuclear University em 2020, ocorrerá no período de 03 a 06 de junho de 2020, em Recife.

 É com muita satisfação que a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares – ABDAN – recebe a todos neste evento. Se

Angra 3

Angra 3

tivéssemos que definir o que foi o ano de 2019 para o Setor Nuclear em uma frase, creio que poderíamos defini-lo como: O Setor da Geração Termonuclear começa a apresentar uma solução para a conclusão do empreendimento de Angra 3 e o Governo sinaliza com novas Usinas no PDE 2029 e no PNE 2050.

 A possibilidade da quebra do monopólio ou da flexibilização deste nas áreas de Termo geração, Mineração do Urânio e dos Radio fármacos traz esperanças para a solução de problemas antigos. A oitava cascata de enriquecimento de urânio da INB dará partida no próximo dia 29/11/2019 e estamos em via de retomarmos a mineração na mina de Caetité. Não podemos deixar de ressaltar aqui, que o crescimento da Eletronuclear e da INB é mais um dos exemplos de ciclo virtuoso trazido para O Estado do Rio de Janeiro, da Bahia e para o Brasil.

 A Batalha Continua…

uranioA ABDAN em 2019 participou de quase todos os debates ocorridos em Brasília, junto aos órgãos Governamentais bem como apoiou ou organizou 33 eventos no setor.   Ressaltamos aqui o grande trabalho que vem sendo realizado pelo Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro – CDPNB, conduzido pelo GSI que aqui está representado pelo Contra Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, através de sua equipe e dos seus grupos de trabalho nas mais diversas áreas do conhecimento do Setor.

 UM DOS GRANDES NOS DO SETOR, está na REGULAÇÃO e na FISCALIZAÇÃO.

 O mercado anseia por uma definição sobre a separação das funções regulatórias e de fiscalização da CNEN. A criação de uma Autoridade Regulatória ou uma Agência forte, ágil e independente e algo aguardo pôr todos, inclusive pelos próprios organismos internacionais.

 Fazer valer o paradigma:

 “de quem Projeta não executa, quem executa não fiscaliza”.

Cabe-nos ressaltar aqui, que com o aquecimento do mercado Nuclear não podemos permitir que sejamos freados pela área regulatória, que SWSWSWpossui excelentes profissionais, sobre pena de atrasarmos a execução de todos os projetos em curso. Demos curso a decisão do colegiado da ABDAN de implantarmos o segmento da Medicina Nuclear. As empresas se filiaram. Abrimos conversações com o GSI, com a ANVISA, com a ANAC entre outros órgãos neste segmento. O empresário passou a ter uma casa que o representa.

 Apresentamos proposições a consulta pública da ANVISA para as RDCs 703, 704 e 705 que regula o mercado de rádio fármacos. Iniciamos um debate sério sobre o AUMENTO ABUSIVO que a empresa LATAM, que é de 300%, deseja implementar no país. A ANAC homologou mais duas empresas para oferecer os serviços. A GOL e a AZUL. Tivemos que escutar da LATAM, que se as empresas não aceitassem este aumento eles parariam de fornecer este tipo de transporte.

 Pergunto: Como ficam os doentes portadores de câncer que precisam de tratamento? Reduziram o aumento para 200% e pararam com voos para determinadas cidades.

 Bem eu quero dizer aqui que: A BATALHA não terminou. Continuamos Avançando…

 As obras para a construção do depósito de combustível empobrecido (UAS) da Eletronuclear avançam com a Empresa Holtec. A nossa Marinha que apesar de toda a dificuldade orçamentária vem avançando na execução do seu Programa – PROSUB, através da Nuclep, da AMAZUL, da ICN e do CMSTP, na construção dos seus 4 submarinos convencionais e na Construção do primeiro Submarino com propulsão Nuclear Brasileiro.

swwsA ABDAN tem Orgulho de poder estar contribuído para o crescimento do Setor Nuclear

 Como marco da União entre nossas Instituições e  como demonstração da consolidação das ações que veem sendo tomadas a ABDAN em conjunto com todos os seus parceiros,  convida a todos para a participarem do I Encontro Internacional de Negócios a se realizar do dia 31/08 a 03/09/2020 a se realizar no Rio de Janeiro que já nasce com a parceria do SEBRAE – RJ, AIEA. NEI, SFEN, Autarquias, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e todas as empresas filiadas da ABDAN.

 Agradeço a todos mais uma vez pela presença e CONVOCO A TODOS para que este novo olhar, que se estabeleceu no setor, siga pautando os horizontes da energia nuclear, e de nossas Instituições, como um dos vetores indutores do desenvolvimento sustentável da nação brasileira.

Nós Somos a ABDAN.”

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of