GOVERNO IRANIANO PROMETE COOPERAÇÃO COM AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA

ddddO Irã deve cooperar totalmente com a Agência Internacional de Energia Atômica para resolver questões pendentes de enriquecimento de urânio. A informação foi prestada pelo diretor-geral interino Cornel Feruta ao Conselho de Governadores da AIEA. Uma questão grave pendente também inclui  a recente detecção de partículas naturais de urânio de origem antropogênica em um local não declarado. A AIEA e o Irã devem se reunir na próxima semana em Teerã. A AIEA está verificando o desvio de material nuclear declarado pelo Irã sob seu Acordo de Salvaguardas e também está realizando avaliações sobre a ausência de material e atividades nucleares não declarados no país.

Feruta  falou ao Conselho sobre a detecção das partículas em 7 de novembro:  “Continuamos nossas interações com o Irã desde então, mas não recebemos nenhuma informação adicional e o assunto permanece sem solução. É essencial que o Irã trabalhe com a Agência para resolver esse assunto imediatamente”. Ao contrário dos materiais radioativos de ocorrência natural, o urânio natural antropogênico foi tratado por processamento químico.

Desde janeiro de 2016, a AIEA vem verificando e monitorando a implementação do Irã de seus compromissos relacionados à energia nuclear no âmbito do Plano de Ação Conjunto Conjunto (JCPOA), acordado em 2015 entre o Irã e o P5 + 1 (China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido e os Estados Unidos).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of