BULGÁRIA FAZ ACORDO COM OS ESTADOS UNIDOS PARA COMPRAR COMBUSTÍVEL NUCLEAR

Borrissov-Trump-Nov-2019-(PM-of-Bulgaria)Os Estados Unidos vão enviar uma equipe técnica à Bulgária para explorar as possibilidades de cooperação em diferentes áreas da energia, incluindo nuclear. A afirmação é do próprio presidente Donald Trump, em um comunicado conjunto divulgado pelo primeiro-ministro Boyko Borissov, da Bulgária. Os dois líderes também expressaram apoio ao licenciamento e uso de combustível nuclear americano na usina nuclear de Kozloduy, na Bulgária. Eles estabeleceram uma série de medidas destinadas a fortalecer a parceria estratégica entre os dois países, após o encontro na Casa Branca. “Os Estados Unidos e a Bulgária entendem que segurança energética é segurança nacional. Sublinhamos nosso entendimento comum de que a diversificação de fontes de energia é uma garantia de segurança, independência e competitividade energética para nossas economias”, dizia o comunicado.

Eles cooperarão no aumento do suprimento de gás para a Bulgária “de fontes diversas e confiáveis” e na diversificação do setor de energia nuclear do país. Eles desenvolveriam apenas projetos de energia “que têm uma base econômica clara ou necessidade comercial”, disseram os dois líderes. Os dois países também planejam trabalhar juntos “para melhorar a segurança energética da Bulgária, apoiando rapidamente o licenciamento e o uso de combustível nuclear americano na usina nuclear de Kozloduy”.

Os dois reatores nucleares VVER projetados pela Rússia em Kozloduy geram cerca de um terço da eletricidade do país. O governo búlgaro no início deste ano convidou investimentos estratégicos em uma usina nuclear de 2000 MWe em Belene, no norte da Bulgária, incluindo a construção de duas unidades de 1000 MWe, cada uma usando o projeto russo VVER-1000 / V-466.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of