Megabanner

PETROBRÁS ANUNCIA QUE PLATAFORMA P-50 GANHARÁ GÊMEO DIGITAL

p-50A plataforma P-50, instalada no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, ganhará um gêmeo digital (digital twin). A tecnologia, que tem ganhado força no meio de óleo e gás, é uma espécie de maquete virtual da plataforma. Com o uso dela, será possível aplicar, remotamente, ações visando a redução de custos e aumento da eficiência e segurança nas operações da unidade.

Com o desenvolvimento da ferramenta será possível acessar os dados da plataforma em tempo real, visualizar e navegar pelos módulos da unidade e realizar treinamentos virtuais. A interação com ativos virtuais, em vez de usar suas contrapartes reais, evita riscos para o trabalhador e para os equipamentos”, afirmou a Petrobrás.

A estatal acrescentou ainda que essa é uma ação dentro do programa Petrobras Conexões para Inovação. Trata-se de uma série de iniciativas voltadas à inovação por meio do estímulo ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de petróleo, gás e energia. “O primeiro módulo lançado em julho último, em parceria com o Sebrae, tem como objetivo estimular o ecossistema de inovação das startups, pequenas empresas inovadoras e instituições de ciência e tecnologia”, explicou a empresa.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of