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DECISÃO PARA A MARINHA FICAR RESPONSÁVEL PELA FISCALIZAÇÃO DE TRANSPORTES DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR DEPENDE DO PLENÁRIO DO SENADO

fggffgA Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional  chegou a uma conclusão meio óbvia, depois de muito discutir:  aprovou  um projeto de lei que define o Comando da Marinha como o responsável pelo licenciamento e fiscalização das embarcações que usam propulsão nuclear ou transportam combustível nuclear. O relator, senador Jaques Wagner, lembrou que compete hoje à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, tratar das normas de segurança sobre materiais nucleares. Mas ainda não existe um órgão para regular o uso de materiais nucleares em situação de deslocamento permanente, como nas embarcações. O foco do projeto é justamente transferir para a Marinha esta competência, já que cabe a ela construir o submarino nuclear, por meio do Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear (Prosub).

Aprovar esta proposta é crucial para que o Prosub siga sem  burocracias externas. É uma ação do Estado brasileiro que busca colocar o país no seleto grupo das nações capazes de dominar todo o ciclo de produção de submarinos com propulsão nuclear. Isso colocará o Brasil com autonomia no desempenho de atividades nas águas sob jurisdição brasileira, como é o caso da plataforma continental do Atlântico Sul, especialmente rica em recursos minerais, energéticos e biológicos. Agora,  o projeto será analisado agora pelo Plenário do Senado. Se for aprovado sem mudanças, seguirá para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

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