Megabanner

PETROBRÁS INVESTE EM NANOTECNOLOGIA PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS

petrobrasUma nova tecnologia poderá ajudar a Petrobrás a aumentar a produção em seus campos de petróleo e gás. A companhia está desenvolvendo, em parceria com o Instituto de Química da UFRJ, um sistema baseado em nanotecnologia com o objetivo de aumentar o fator de recuperação de campos de petróleo e reduzir a produção excessiva de água.

Batizado de SPARTAN (Sweep Performance Augmentation Realized by Thermally Activated Nanosystem), o produto é um sistema termossensível que gelifica no interior do reservatório de petróleo, bloqueando caminhos preferenciais de água, como canais, falhas ou fraturas. Dessa forma, a tecnologia é capaz de aumentar o fator de recuperação do campo.

A ideia é que o sistema seja usado em campo até o final de 2022. A Petrobrás revelou ainda que outras soluções do tipo, como os nanomateriais de carbono e as nanocápsulas, poderão ser aplicadas até 2025. “As nanocápsulas permitem a liberação controlada de produtos químicos no interior do reservatório”, explicou a companhia.

O domínio dessa tecnologia pela Petrobrás poderá ser um divisor de águas para a produção offshore da companhia, com soluções mais eficientes e de menor custo que as tecnologias convencionais para Recuperação Avançada de Petróleo“, afirmou o gerente de reservatórios do CENPES, Cláudio Marcos Ziglio.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of