Megabanner

VICE-DIRETOR DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA VISITA CENTRAL DE ANGRA

Visita AIEA (3)O vice-diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mikhail Chudakov, visitou nessa semana a Central Nuclear de Angra dos Reis (RJ). Ele foi recepcionado pelo presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, e o diretor Técnico da empresa, Ricardo Luís dos Santos.

Chudakov assistiu a uma apresentação sobre os projetos prioritários da Eletronuclear, como a conclusão de Angra 3, a construção de novas usinas e a Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS), além de detalhes da performance de Angra 1 e 2. Depois, o vice-diretor geral da AIEA conheceu as obras de Angra 3 e o almoxarifado onde estão armazenados os equipamentos da usina.

Visita AIEA 2Chudakov ressaltou que um dos objetivos da AIEA é dar apoio aos países membros que operam ou pretendem operar usinas nucleares. “Temos um leque de programas que ajudam esses países a construir usinas seguras e confiáveis e a operá-las de forma sustentável. Meu departamento também atua em áreas como ciclo do combustível nuclear, extensão de vida útil de usinas, descomissionamento e gerenciamento de rejeitos”, explicou.

O presidente da Eletronuclear disse estar feliz com a visita do dirigente da AIEA, o que poderá estreitar ainda mais os laços entre a empresa e a entidade. “A agência tem tido um papel proativo na divulgação da importância da energia nuclear no contexto da mudança climática e da transição energética”, declarou Guimarães.

Além das usinas de Angra, Chudakov também conheceu a unidade de Resende das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), a sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), no Rio; as instalações industriais da Marinha em Itaguaí (RJ); o Centro Experimental de Aramar (CEA), em Iperó (SP); e o 9º Distrito Naval em Manaus (AM).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of