Megabanner

A SOTREQ VAI INSTALAR SETE GERADORES FABRICADOS NA ALEMANHA PARA ALIMENTAR O CAMPO DO AZULÃO NA BACIA DO AMAZONAS

cccExplorar gás natural no meio da Floresta Amazônica. E aqui vai um exemplo: um projeto pioneiro da Eneva começou a ganhar forma na Bacia do Amazonas, trazendo a marca da Sotreq na retaguarda. A revendedora Caterpillar vai fornecer o pacote composto por sete geradores de 3,45 MW a gás para a Eneva, responsável pela exploração do gás no Campo do Azulão. É um  projeto que será integrado com a UTE Jaguatirica II, em Roraima. Após liquefeito e estocado no Azulão, o gás será transportado em caminhões-tanque criogênicos por mais de mil quilômetros para a UTE Jaguatirica II, perto de Boa Vista. A energia gerada será interligada à rede de transmissão elétrica. O compromisso da Eneva é de entregar 117 megawatts de energia, o equivalente ao consumo de 70% de Roraima.

Os geradores a gás fornecidos pela Sotreq virão da fábrica da Caterpillar na Alemanha e esta será a primeira planta com a linha CG260 na América do Sul. A responsabilidade da Sotreq nesta primeira etapa do projeto é considerada muito grande, de acordo com  o gerente comercial de aplicações a gás, Lucas Monteiro, uma vez que os geradores serão a única fonte de energia disponível para a Eneva trabalhar no Campo do Azulão:  “Lá é o que chamamos de planta para operação em ilha, ou seja, sem conexão à rede de energia. A confiança depositada na Sotreq para gerir o projeto e na tecnologia Caterpillar é total. Os geradores são dedicados ao processo de liquefação do gás. A disponibilidade de nossa planta de geração é preponderante para manter o projeto integrado em pleno funcionamento.”

O gerente do projeto Azulão, Rafael Filippelli, ressaltou a confiança nos geradores para a execução do projeto: “Nossa intenção é aproveitar o gás existente no campo como fonte de energia. Então o gerador a gás traz a melhor solução e o melhor custo/benefício para o projeto. A possibilidade de utilizar geradores Caterpillar já em funcionamento no mundo e com capacidade técnica comprovada em outros projetos nos dá confiança necessária para seguir com a solução”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of