Megabanner

AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA LANÇA VÍDEO ESPECIAL PARA CHAMAR A IMPORTÂNCIA DA GERAÇÃO NUCLEAR DE ENERGIA

nnnA energia nuclear fornece 10% da eletricidade global, mas para conter as mudanças climáticas, o mundo precisará de quantidades muito maiores de energia limpa e confiável. A  afirmação é da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em um curta-metragem recém-divulgado. Para combater as mudanças climáticas, 80% de toda a eletricidade precisará ser de baixo carbono até 2050. “Nossas escolhas energéticas hoje determinarão o mundo de nossas crianças amanhã,” disse Rafael Mariano Grossi, diretor geral da AIEA. O vídeo – Energia Nuclear: O Caminho para um Futuro Livre de Carbono – observa que 30 países atualmente operam usinas nucleares e que mais de duas dúzias estão analisando a energia nuclear para atender às suas necessidades de energia e clima. Rússia, Índia e China estão atualmente liderando o caminho na expansão da energia nuclear no mundo. A China tem nove reatores em construção. Outros países também estão construindo novos reatores, como a Finlândia, os Emirados Árabes Unidos e a Bielorrússia estão perto de operar suas primeiras usinas nucleares, enquanto Bangladesh e Turquia começaram recentemente suas construções.

Atualmente, 450 reatores de energia nuclear operam em todo o mundo, mas, para responder às necessidades e desafios emergentes, o setor de energia nuclear está buscando soluções inovadoras para a operação de longo prazo dos reatores existentes, a expansão oportuna dos programas em andamento de energia nuclear e a implantação de novas tecnologias de reatores. Vários países estão desenvolvendo pequenos reatores modulares (SMRs) e um já foi construído na Rússia, acrescenta, referindo-se à usina nuclear flutuante Akademik Lomonosov.

Rafael Mariano Grossi, diretor geral da AIEA, disse que  “O consenso científico sobre as mudanças climáticas,  e as vozes de milhões pedindo ações climáticas,  deixa claro o que está em jogo. Nossas escolhas energéticas hoje determinarão o mundo de nossas crianças amanhã. A energia nuclear faz parte da solução”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of