Megabanner

ASSOCIAÇÃO INDICA O INÍCIO DE 2020 COM MAIS DE 400 PLANTAS DE BIOGÁS EM OPERAÇÃO

dedededO Brasil iniciou 2020 com mais de 400 plantas de biogás em operação, um crescimento de 40% em relação ao ano passado. A informação é da Associação Brasileira de Biogás (ABiogás),  que aponta 2019 como um ano de conquistas para o setor. Além de identificar uma expansão no número de usinas, com empreendimentos de grande porte em andamento que somam investimentos da ordem de R$ 700 milhões, registra avanços nas políticas que favorecem o biogás. Para o presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann, o RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis), que prevê a comercialização de Certificados de Descarbonização (CBIOs) a partir deste mês, vai impulsionar a indústria do biogás:  “O biometano  tem a melhor nota por apresentar pegada negativa de carbono, e pode ser creditado como combustível ou no processamento do etanol”, explicou.

A associação acredita que haverá um incentivo ainda maior para o investimento em novas unidades de produção ano que vem com o início do RenovaBio. Desde a iometanoregulamentação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) da produção de biometano,  vários projetos começaram a ser desenvolvidos. O Novo Mercado de Gás trouxe uma nova perspectiva para as empresas de biogás, que se posicionaram como complementares ao gás natural, com foco na interiorização do energético. Hoje, o biogás corresponde a menos de 1% da matriz energética brasileira, o que, para a associação, demonstra que existe uma margem gigantesca para o crescimento: “Toda a matéria que precisamos para a produção de biogás já está pronta, resíduos orgânicos da agroindústria e do saneamento, que são descartados no meio ambiente muitas vezes sem tratamento. Hoje, dispomos de tecnologia para empreendimentos economicamente viáveis, que jjjhpodem transformar todo este material em fonte de energia”, afirma Gardemann.

A abertura dos dutos para comercialização do gás natural se restringe à Costa, já que o Brasil possui uma malha de distribuição reduzida. No interior, a solução para estimular o desenvolvimento econômico, levando o gás natural para centros industriais, virá por meio do biogás.  Segundo os cálculos da ABiogás, atualizados em dezembro, o potencial de produção do biogás, intercambiável com o gás natural, chega a 50,4 bilhões de m³/ano, contabilizando todo o resíduo produzido pela agroindústria e saneamento. Este volume seria suficiente para suprir 70% da demanda de diesel no País.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of