Megabanner

OCYAN DIVERSIFICA SUA OFERTA DE SERVIÇOS PARA O MERCADO DE ÓLEO E GÁS

Buscando ampliar a sua presença no mercado de óleo e gás, a Ocyan começou um movimento de expandir seu leque de serviços que oferece para o setor. Em um dos seus passos mais recentes neste sentido, a empresa passou a atuar na preservação de equipamentos e estruturas, dando a possibilidade aos seus clientes de fazer a atividade sem a necessidade de interromper a operação do ativo. “Só no  primeiro ano [desde que a empresa passou a ofertar o serviço], acumulamos mais de dois mil e duzentos equipamentos preservados, tais como: painéis elétricos, motores, válvulas e atuadores, flanges e trechos de linhas, botoeiras, tubbings e conexões, transformadores, instrumentos, equipamentos de segurança, skids e módulos de perfuração”, explicou o diretor da área de Manutenção e Serviços Offshore da Ocyan, Vinicius Castilho. Ainda segundo o executivo, a atividade permite reduzir em até 10% os custos operacionais de manutenção, além de melhorar a disponibilidade operacional de embarcações em que o serviço foi executado. Nessa entrevista ao Petronoticías, o diretor ainda fala um pouco dos planos futuros da Ocyan para aumentar ainda mais sua oferta de serviços para o setor de óleo e gás.

Como surgiu a ideia de prestar serviços de preservação de equipamentos e estruturas com o ativo em operação?

Surgiu de uma provocação interna da equipe de integridade na nossa área de Perfuração. Juntamos nossa experiência de quase 20 anos na área de Manutenção e Serviços Offshore e juntos criamos um modelo de preservação de equipamentos sem que tivéssemos a necessidade de interromper as operações, reduzindo assim os custos de manutenção preventiva, melhorias de operabilidade dos equipamentos e ganho de confiabilidade. Em 2018, nos preparamos tecnicamente com treinamentos internos para conseguirmos oferecer essa solução.

Esse serviço que está sendo ofertado pela Ocyan consiste em um método inovador que advém do segmento petroquímico. Poderia explicar melhor do que se trata esse método?

O setor petroquímico já realiza reparações sem que as unidades estejam paralisadas e com indicadores de performance muito positivos. Estamos adaptando esse sistema para a nossa realidade, fazendo a preservação dos equipamentos com as sondas em atividade. Só no  primeiro ano [desde que a empresa passou a ofertar o serviço], acumulamos mais de dois mil e duzentos equipamentos preservados, tais como: painéis elétricos, motores, válvulas e atuadores, flanges e trechos de linhas, botoeiras, tubbings e conexões, transformadores, instrumentos, equipamentos de segurança, skids e módulos de perfuração. Além disso, contribuímos para reduzir em até 10% os custos operacionais de manutenção e melhorar o uptime (disponibilidade operacional) das embarcações em que o serviço foi executado.

Quais são as principais vantagens ao utilizar esse método em sondas de perfuração?

Este tipo de serviço de preservação pode ser feito nas sondas e em qualquer embarcação offshore. A principal vantagem é o fato de não precisar fazer paralisações para que o serviço seja feito, como dito na resposta anterior.

Quais são as perspectivas da Ocyan em relação a novos negócios envolvendo esse tipo de serviço?

Estamos atentos às novidades do setor e buscamos aprimorar os serviços que oferecemos ao mercado. Essa nova atividade de preservação, por exemplo, que começamos a executar nas sondas da Ocyan, é um novo serviço integrado ao nosso portfólio que estamos apresentando aos clientes.

Gostaria que falasse também sobre os planos de ofertar novos serviços para o mercado de óleo e gás.

Conseguimos dar passos importantes em direção à inovação no setor de óleo e gás por meio de parcerias realizadas em 2019, como a feita em parceria com a empresa canadense Tube Mac para oferecer uma nova tecnologia que propicia a instalação e montagem de tubulações utilizando conexões sem solda, à frio, chamadas de Pyplok®, aos players do mercado de óleo e gás e petroquímica no Brasil. Ao mesmo tempo, foi possível avançar com agendas de capacitação de nosso efetivo para a oferta de novos serviços. Face o retorno positivo dos serviços de preservação, estamos nos preparando para dar um próximo passo para outras atividades como a de calibração de instrumentos, por exemplo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of