Megabanner

FPSO DA MODEC É SELECIONADO PELO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL PARA SER REFERÊNCIA DA 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

qaaqaqaaqaaqO Fórum Econômico Mundial anunciou a lista de instalações selecionadas para ingressar na Global Lighthouse Network  (Rede de Faróis Globais), uma comunidade de fabricantes que lidera a Quarta Revolução Industrial. Este ano, um dos locais selecionados foi o FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29, uma plataforma flutuante de produção de petróleo offshore operada pela multinacional de origem japonesa MODEC. É a primeira vez que uma instalação industrial localizada na América Latina é incluída na rede e também a primeira unidade offshore e a primeira operada por uma empresa japonesa. A seleção do FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes como Farol da Quarta Revolução Industrial homenageia o projeto de digitalização da frota e o gerenciamento completo da mudança de cultura desenvolvido pela MODEC, em resposta ao seu crescimento no país. Hoje, a empresa tem 11 embarcações em operação no Brasil e outras quatro em construção. No mundo todo, a empresa tem uma das maiores frotas do seu segmento, com 18 plataformas, e está presente na África, Ásia e Oceania.

Com mais de 10 mil sensores instalados em cada plataforma, a MODEC aumentou a produção, usando Advanced Analytics para manutenção. Essas técnicas permitiram uma redução de 65% do tempo de inatividade no MV29, tornando essa instalação líder no setor. O vice-presidente de operações para América Latina e Gana, Soichi Ide, disse que  “o processamento desses dados trouxe avanços tangíveis à operação da MODEC, como o uso do aprendizado de máquina para realizar manutenção preditiva em equipamentos e a identificação precoce de problemas em nossa planta de processamento. Isso foi possível graças a pessoas a bordo empoderadas com tecnologia digital, bem como a equipe de suporte em terra”.

Nas projeções da MODEC, o país deve exigir de 20 a 30 novas plataformas flutuantes nos próximos quatro anos.  O CEO global da MODEC, Yuji Kozai,  disse que Esse reconhecimento homenageia uma longa história do compromisso da MODEC com o Brasil e com nossos clientes na produção de petróleo e gás. Entendemos que a adoção de tecnologias e a aceitação de novas maneiras de melhorar nossa operação são essenciais para responder à forte demanda prevista para os próximos anos. Queremos que a MODEC seja uma referência e ajude o mercado offshore a dar o próximo passo no processo de transformação digital na indústria de petróleo e gás para a sustentabilidade, até que a transição energética completa seja alcançada”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of