Megabanner

BRASIL CHEGOU À MARCA DE 2 GW DE SISTEMAS DE MICRO E MINIGERAÇÃO DISTRIBUÍDA SOLAR FOTOVOLTAICA

Ronaldo KoloszukO Brasil alcançou a marca de 2 gigawatts (GW) de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica. O cálculo é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que contabilizou 171 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede nacional.

Apesar do avanço, a entidade ainda acredita que o mercado brasileiro continua pequeno em comparação com outros países líderes do setor, como Austrália, China, EUA e Japão. Nessas nações, diz a Absolar, já existem mais de 2 milhões de sistemas solares fotovoltaicos. Enquanto isso, países como Alemanha, Índia, Reino Unido e outros já superaram a marca de 1 milhão de conexões.

Ainda assim, a associação vê um futuro promissor para o mercado nacional. “As manifestações recentes do presidente Jair Bolsonaro e das principais lideranças da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, demonstram que há um consenso suprapartidário sobre a importância estratégica da energia solar fotovoltaica para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Brasil”, declarou o presidente do Conselho de Administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk.

Para lembrar, o governo e o Congresso sinalizaram recentemente que vão colocar em votação um projeto de lei para impedir o aumento de impostos e encargos da energia solar, conforme estava previsto em uma revisão de normas propostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of