Megabanner

FUP APROVA INDICATIVO DE GREVE A PARTIR DO DIA 1º DE FEVEREIRO

WhatsApp Image 2020-01-24 at 12.30.32

Operários da Ansa/Fafen-PR vão aderir à greve

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) aprovou um indicativo de greve da classe a partir do dia 1º de fevereiro. Segundo a entidade, os operários de Minas Gerais, Espírito Santo, Duque de Caxias (RJ), Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraná já deram o sinal indicando que vão aderir ao movimento, que terá duração indeterminada.

A FUP declarou ainda que os demais sindicatos iniciarão as suas assembleias, que serão realizadas até o dia 28 deste mês. Os petroleiros estão se mobilizando para a greve com a alegação de que a Petrobrás não está cumprindo o acordo coletivo de trabalho (ACT) da Araucária Nitrogenados (Ansa/FAFEN-PR), localizada no Paraná.

Como se sabe, a estatal anunciou recentemente a sua decisão de paralisar as atividades da fábrica de fertilizantes da Ansa, em Araucária. Os trabalhadores contestam a medida, dizendo que o fechamento da unidade provocará a demissão de até 1.000 pessoas (a Petrobrás aponta 396). A FUP lembra que a cláusula 26 do ACT diz que a Petrobrás não promoverá despedida coletiva, motivada ou imotivada, nem rotatividade de pessoal (turnover), sem prévia discussão com o sindicato.

Os trabalhadores da Fafen-PR também realizaram na manhã desta sexta uma assembleia na qual aprovaram o indicativo de greve. Enquanto isso, o Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT/PR) convocou, para a tarde de hoje (24), uma audiência com representantes da FUP, do Sindiquímica-PR, da Ansa/Fafen-PR e da Petrobrás para discutir a situação dos trabalhadores da fábrica após o fechamento da unidade.

Desde terça, um pequeno grupo de operários está ocupando a entrada da Fafen-PR, sendo que alguns deles estão acorrentados aos portões. “Embora não estejam impedindo o acesso à fábrica, esses petroleiros estão convencendo outros trabalhadores a não atuarem na drenagem de produtos da Fafen-PR, ação crucial para a paralisação definitiva da planta”, disse a FUP, em nota.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of