Megabanner

GERAÇÃO NUCLEAR DE ENERGIA PRECISARÁ EXPANDIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA ATINGIR AS METAS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

hnnnOs dados da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) com base no Cenário de Desenvolvimento Sustentável no World Energy Outlook 2019,  da Agência Internacional de Energia (AIE), mostram que a geração global de energia nuclear precisará expandir-se significativamente além de seus mercados históricos. Isso é crucial para que o mundo tenha uma chance razoável de cumprir as metas de mudança climática. A informação é da própria AIEA. O modelo hipotético apresenta o que a Agência Internacional de Energia chama de “uma visão ambiciosa e pragmática” de como o setor global de energia pode se desenvolver para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à energia. É consistente com uma chance de 50% de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais até 2050, em conformidade com o Acordo de Paris.

Milko Kovachev (foto), chefe da seção de desenvolvimento de infraestrutura nuclear da AIEA, disse que “Os países recém-chegados têm um papelaqaa fundamental a desempenhar na transição global para a energia limpa. Eles precisam de energia de baixo carbono tanto para impulsionar o crescimento econômico quanto para atingir as metas climáticas – o cenário que as leva até lá inclui mais energia nuclear”. Vinte e oito países entraram recentemente na agência e estão atualmente considerando a introdução de energia nuclear. Dois deles – Bielorrússia e Emirados Árabes Unidos – estão prestes a operar suas primeiras usinas nucleares, enquanto Bangladesh e Turquia começaram a construir seus primeiros reatores nucleares.

A AIEA apoia os países no desenvolvimento da infraestrutura para um programa de energia nuclear seguro e protegido. Na semana passada, cerca de 100 participantes de 41 Estados Membros da AIEA participaram da 15ª Reunião Técnica Anual sobre Assuntos Atuais no Desenvolvimento de Infraestrutura de Energia Nuclear na sede da agência, em Viena, para compartilhar boas práticas e lições aprendidas no estabelecimento da infraestrutura necessária para um programa de energia nuclear bem-sucedido. O Cenário de Desenvolvimento Sustentável pressupõe a implantação de tecnologia de emissão negativa para remover gases de efeito estufa que retêm calor da atmosfera. Sem essa implantação, o cenário é consistente com uma chance de 66% de limitar o aumento da temperatura a 1,8 graus Celsius, informou a AIEA.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of