Megabanner

DEPOIS DE PERDER 21,5% DE SUA PRODUÇÃO VALE VAI RETOMAR A PRODUÇÃO DAS MINAS GRADATIVAMENTE

jjjjA Vale amargou perdas de 21,5 % na produção de minério depois da paralisação das operações após o rompimento da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais, no ano passado. E 2020 começou com novas perdas. Até agora as perdas chegaram a 1 milhão de toneladas por causa das fortes chuvas que castigaram e ainda castigam o Estado. Em relatório de produção e vendas divulgado hoje (11), a mineradora diz que fechou 2019 com uma produção de 301,9 milhões de toneladas de minério de ferro, contra as 384,8 milhões de toneladas registradas no ano anterior.  A queda foi provocada, principalmente, pela suspensão das operações nas minas Vargem Grande, Fábrica, Brucutu, Timbopeba e Alegria, todas em Minas Gerais, devido ao aumento das restrições operacionais após o desastre.

No relatório divulgado, a Vale afirma que está avançando nas discussões com autoridades para garantir a retomada de produção entre 15 milhões de toneladas este ano. Para 2021, a meta é chegar a 25 milhões de toneladas adicionais.  A mineradora espera, ainda no primeiro trimestre, retomar a mina de Timbopeba, usando a tecnologia de processamento a seco, que não necessita de barragem de rejeitos como a que se rompeu em Brumadinho.  A expectativa é que a mina de Fábrica seja retomada no segundo trimestre. Com menor produção, as vendas de minério pela Vale caíram 12,8% em 2019, para 269,4 milhões de toneladas.

Os cortes de produção em minas da empresa pressionaram os preços internacionais do minério, compensando financeiramente parte da perda de volume. Após provisões para perdas, a Vale voltou a ter lucro no terceiro trimestre de 2019: R$ 6,5 bilhões. O balanço do quarto trimestre, com os resultados fechados no ano, será divulgado no próximo dia 21 e vai trazer provisões adicionais de US$ 671 milhões para a descaracterização de barragens, que são as retiradas dos rejeitos e na recuperação da área.  Parte do valor refere-se à inclusão de cinco novas estruturas no programa original. Por outro lado, novas avaliações indicaram custo menor para as nove primeiras estruturas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of