Megabanner

DIRETOR DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA DIZ QUE CORONAVÍRUS MOSTRA NECESSIDADE DE MANTER FONTES EM ABERTO

Fatih-BirolA enorme perturbação causada pela crise do coronavírus destacou o quanto as sociedades modernas dependem da eletricidade e como a capacidade de geração firme, como a fornecida pela energia nuclear, é um elemento crucial para garantir o fornecimento. A declaração é do Diretor-Executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Faith Birol. Em um comentário publicado no LinkedIn, Birol disse:  “A crise do coronavírus nos lembra o papel indispensável da eletricidade em nossas vidas. Também está fornecendo informações sobre como esse papel deve se expandir e evoluir nos próximos anos e décadas”.

O fornecimento confiável de eletricidade é tão confiável que as pessoas quase não se dão contam, mas ela é crucial para o trabalho remoto, comércio eletrônico, ventiladores operacionais e outros equipamentos médicos, entre todos os outros usos. Birol lembra que ainda milhões de pessoas vivem sem acesso à eletricidade e, por isso,  são muito mais vulneráveis a doenças e a outros perigos: “Embora novas formas de flexibilidade de curto prazo, como armazenamento de baterias, estejam em ascensão, a maioria dos sistemas de eletricidade depende de usinas de gás natural – que podem aumentar rapidamente ou diminuir a geração a curto prazo – para fornecer flexibilidade, destacando o papel crítico do gás. Hoje, a maioria das usinas a gás perde dinheiro se for usada de tempos em tempos para ajudar o sistema a se adaptar às mudanças na demanda.”

A maioria das economias que adotaram fortes medidas de confinamento em resposta ao coronavírus,  a demanda por eletricidade diminuiu cerca de 15%, principalmente como resultado de fábricas e negócios interrompendo as operações. Se a demanda de eletricidade cair rapidamente, enquanto as condições climáticas permanecerem as mesmas, a parcela de fontes renováveis variáveis, como a eólica e a solar, poderá se tornar maior que o normal: “Com a demanda mais fraca de eletricidade, a capacidade de geração de energia é abundante. No entanto, os operadores de sistemas de eletricidade precisam equilibrar constantemente a demanda e a oferta em tempo real. As pessoas normalmente pensam que as quedas de energia acontecem quando a demanda sobrecarrega a oferta. Mas, de fato, algumas das mais altas apagões profiláticos nos últimos tempos ocorreram durante períodos de baixa demanda. Quando a eletricidade da energia eólica e solar está satisfazendo a maioria da demanda, os sistemas precisam manter a flexibilidade para poder aumentar rapidamente outras fontes de geração quando o padrão de fornecimento muda, como quando o sol se põe. Uma parcela muito alta de energia eólica e solar em um dado momento também torna a manutenção da estabilidade da rede mais desafiadora “.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of